«Balconarte» nasce do trabalho voluntário de vários artistas plásticos que, coordenados pela galeria de arte ayamontina «La Escalera», apostam na recriação de cenas do quotidiano através do desenho e impressão de figuras em grande formato, depois expostas nas varandas e fachadas de edifícios emblemáticos.
O nome da exposição surge, aliás, da junção das palavras castelhanas varanda (balcón) e arte, transmitindo à letra o enquadramento e os objetivos da iniciativa (arte nas varandas).
Ao todo, estarão patentes cerca de 50 imagens onde se retratam personagens do universo da Disney, atores dos clássicos do cinema ou figuras e símbolos emblemáticos espanhóis, como as sevilhanas ou a família real.
Inserida pela primeira vez na programação da Eurocidade do Guadiana, composta pelos municípios de Ayamonte, VRSA e Castro Marim, a exposição é, em 2016, concretizada de uma forma tripartida, procurando estreitar os laços coletivos e culturais entre as populações e artistas dos dois lados da fronteira.
De visita livre, a «Balconarte» está patente até ao dia 17 de agosto nas três localidades, podendo em Vila Real de Santo António ser vista na Avenida da República, em Ayamonte no centro da cidade e em Castro Marim na Rua Dr. José Alves Moreira.
A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 e integra os municípios fronteiriços de VRSA, Ayamonte e Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos comuns nas duas margens do Rio Guadiana são alguns dos seus objetivos principais.
Por: CM VRSA