No próximo dia 4 de novembro, a partir das 10h30, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve leva à cena, no Auditório Municipal de Albufeira, a peça “As Cartas Ridículas do Senhor Fernando e os Suspiros Líricos da Menina Ofélia”. Trata-se de uma dramatização com base em alguma correspondência trocada entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz, a que são acrescentados outros textos, de Fernando Pessoa e também do próprio encenador.
A propósito da peça a ACTA refere “Toma-se como pressuposto dramatúrgico que o senhor Fernando sabe o que está a fazer enquanto a menina Ofélia é enredada no idílio inconsequente de uma paixão sem correspondência”. Salienta ainda que “a encenação não deixa de considerar o tratamento assertivo, um variado conjunto de sinais que visam a mais direta inteligibilidade do espetáculo, por forma a proporcionar ao público estudante instrumentos que promovam a satisfação do seu interesse e curiosidade – é, portanto, um espetáculo que além de objetivos artísticos visa também objetivos pedagógicos”.
O Texto é criação própria, sobre cartas de Fernando Pessoa; a Dramaturgia, Adaptação e Encenação são da responsabilidade de Paulo Moreira; Bruno Martins e Tânia da Silva são os Intérpretes; a Música é de Carlos Paredes; Desenho e Operação de Luz de Octávio Oliveira, Espaço Cénico de Luís Vicente e a Conceção Cenográfica é de Tó Quintas.
Refira-se que o espetáculo tem a duração de 60 minutos, sem intervalo, e destina-se essencialmente aos alunos do ensino secundário. Os bilhetes custam 2€ e podem ser adquiridos no próprio dia, no local do espetáculo.
Por CM Albufeira




