De que forma o teletrabalho vai impactar os percursos de carreira e o futuro do trabalho? A Adecco explica.

As restrições sanitárias impostas pela pandemia aceleraram a implementação do teletrabalho em muitas empresas – exigindo um esforço de adaptação quer por parte de funcionários, quer por parte de líderes que passaram a gerir todo o trabalho à distância. Mas de que forma esta alteração imposta ao mercado impactou percursos de carreira e o futuro do trabalho? A Adecco Portugal revelou cinco das profissões que vão ter mais saída no pós-pandemia.

“A sociedade não tem tempo útil para uma requalificação de emergência, se ela for necessária: portanto, a tendência é que as equipas sejam cada vez mais pequenas e com isso há a necessidade de ter mais flexibilidade na alocação de recursos”, explica Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal.

A Adecco prevê que o futuro do trabalho seja marcado por recurso a colaboradores pontuais para melhorar a flexibilidade da força laboral; maior investimento no bem-estar e satisfação dos funcionários; menos concentração nos papéis individuais e mais no conjunto de competências de cada colaboradora; aumento do recurso a papéis híbridos.

Cinco das profissões com mais saída no pós-pandemia

Híbrido

“Tecnicamente, não é uma profissão, mas há uma razão para que este perfil esteja no topo da lista: a economia pode estar a recuperar, mas as empresas ainda estão a tentar equilibrar-se. Isto significa que podem não ter um orçamento para múltiplas contratações e precisarão de alguém polivalente, que possa preencher muitos papéis”, explica a Adecco.

Segundo a empresa especialista em recursos humanos, os “papéis híbridos serão um dos melhores trabalhos para 2021, mas terá de ser muito dinâmico e possuir competências tanto técnicas como soft skills. Um exemplo de um papel híbrido é um assistente administrativo que também ajuda nas operações e tarefas de Recursos Humanos”, diz.

Especialista em marketing digital

“As empresas tiveram de transitar para o domínio digital, e as lojas físicas foram transformadas em plataformas de comércio eletrónico. Como resultado, precisam de mais funcionários com competências digitais. Os especialistas em marketing digital são semelhantes aos profissionais de marketing, mas a sua especialidade está dentro de plataformas, tais como as redes sociais”, frisa.

As competências de trabalho de um especialista em marketing digital, incluem desde SEO, a meios de comunicação social e anúncios do Google. Para ter sucesso, é necessária experiência de trabalho no digital, bem como de conhecimentos gerais de marketing.

Designer gráfico/criativo

Os designers gráficos serão uma das profissões de topo na pós-pandemia, segundo a Adecco. As empresas vão querer realizar campanhas de marketing ambiciosas e vão precisar de alguém que consiga atualizar os conceitos de marketing.

“Para quem procura uma carreira que lhe permita exprimir a sua criatividade, este é o trabalho ideal. Parte da descrição do trabalho inclui o desenvolvimento de design para ilustrações de produtos, a criação de novos logótipos para empresas em fase de arranque e rebranding, design de interface de utilizador e artes finais para campanhas de publicidade, só para citar alguns”, diz ainda.

Consultor de marketing

“As empresas procuram recuperar totalmente em período pós-Covid, razão pela qual os consultores de marketing serão um dos trabalhos mais procurados. Neste papel, o profissional ajudará as organizações a criar estratégias de marketing, identificar o melhor conceito criativo e de comunicação, para além de executar a estratégia. O grande atrativo de ser consultor é que pode trabalhar para uma agência ou como freelancer – as possibilidades são infinitas”.

 As empresas tendem a procurar consultores de marketing com alguns anos de experiência, o que pode incluir trabalhar para uma agência ou no departamento de marketing de uma empresa.

Analista de dados

Agora, mais do que nunca, as empresas estão a começar a aperceber-se da importância dos dados, muitas vezes referenciados como “o petróleo do século XXI”. De acordo com a empresa especialista em recursos humanos. “Querem compreender os hábitos de consumo, tanto online como offline, e depois utilizar esta informação para criar estratégias de marketing úteis e capazes de criar valor. É aí que entram os analistas de dados. O trabalho passa pela recolha de informação de diferentes espaços para, depois, interpretar padrões e tendências”.

 

Por: Idealista