seguindo-se a conferência “Estucos e Yeserias: a casa ornamentada do Baixo Guadiana", a cargo da arquiteta Marta Santos, da Universidade de Lisboa. Na parte da tarde haverá ainda espaço para a visita guiada às casas ornamentadas de Vila Real de Santo António, conduzida pela mesma arquiteta.
No dia 13 (sábado), o programa continua com a conferência "Depois de Alcácer Quibir: o regresso dos soldados de Alcoutim e Castro Marim", por parte do arquiteto e historiador Luís Costa e Sousa, do CHAM- Universidade Nova de Lisboa. O programa segue com "A arquitetura defensiva na foz do Guadiana: VRSA, Ayamonte e Castro Marim", a cargo da arquiteta María Martín Rios. Por um imprevisto de última hora esta mesma conferencista e o historiador Fernando Pessanha irão substituir o arqueólogo Benjamín Cabaco na visita guiada às ruínas das estruturas defensivas de Ayamonte.
As Jornadas de História do Baixo Guadiana assinalam, deste modo, onze anos de existência, durante os quais foram ministradas mais de meia centena de conferências por parte de historiadores, docentes universitários, técnicos de património e editores portugueses e espanhóis, para além de mais de vinte e cinco visitas guiadas a sítios de interesse histórico e patrimonial e a publicação de um livro de actas que reúne algumas das conferências apresentadas.
As Jornadas de História do Baixo Guadiana são anualmente organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, sendo que a participação nas mesmas está sujeita a inscrição prévia através do e-mail arquivomunicipal@cm-vrsa.pt ou telefone 281 510 260. *Chamada para a rede fixa nacional
Fernando Pessanha