A Associação Olhos da Juventude é oficialmente um agente cooperativo multiplicador da Rede Europeia Eurodesk, que reúne mais de mil voluntários em 34 países para sensibilizar os jovens acerca das oportunidades de aprendizagem e mobilidade, no sentido de incentivá-los a se tornarem cidadãos ativos e dinâmicos.

Em Portugal, a Rede Eurodesk é dinamizada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, estrutura de missão integrada na Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

Numa formação única a nível europeu que teve lugar na Pousada da Juventude em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras, nos dias 14 e 15 de setembro o Encontro de formação de Multiplicadores Eurodesk em Portugal, organizada pela Agencia Erasmus+ Juventude em Ação.

A Rede Eurodesk é uma rede europeia de informação aos jovens e está presente em 36 países. Em Portugal esta rede é gerida pela Agência Erasmus+ Juventude em Ação, que gere também as ofertas do Erasmus+ para a Juventude e o Desporto.

No final deste encontro profissionais e voluntários de cerca de 50 organizações, associações de juventude, escolas e municípios estarão capacitadas para abrir ao público centros de informação acerca de oportunidades de mobilidade aos jovens, bem como responder às suas dúvidas e questões quer presencialmente que on-line.

O serviço de informação presencial é complementado pela partilha da informação disponível em no portal Eurodesk e no Portal Europeu de Juventude. Em Portugal o portal www.juventude.pt agrega a informação Eurodesk.

Estes 60 multiplicadores juntar-se-ão, assim, a uma rede de mais de 1000 profissionais Eurodesk nos 36 países europeus que trabalham para sensibilizar os jovens sobre oportunidades de aprendizagem e mobilidade incentivando-os ainda a tornarem-se cidadãos mais ativos. Como uma organização de apoio ao Erasmus+, a rede Eurodesk partilha informações sobre as diversas oportunidades de mobilidade, bem como outras oportunidades para jovens e animadores de juventude, de forma profissional e gratuita.

A Associação Olhos da Juventude já desenvolve há alguns anos ações destinada aos jovens, seja através de candidaturas de projetos como o Serviço Voluntário Europeu (SVE) ou em programas de Mobilidade no espaço europeu. E agora passa a ser um canal privilegiado de informação aos jovens, ao fazer parte da Rede Eurodesk.

 

Por: Associação Olhos da Juventude