A Associação Cultural Marginália apresentou-se no dia 19 de Novembro pelas 18:30, à cidade de Portimão, num evento que decorreu no Museu de Portimão com a participação musical de Gijoe (DJ) e Panda no saxofone.

Estiveram presentes vários membros do executivo camarário, entre os quais a Vereadora da Cultura Dr.ª Teresa Mendes e a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr.ª Isilda Gomes, bem como várias associações locais e regionais.

Rolando Rebelo, iniciou a apresentação formal destacando a importância do Bar Marginália na vida cultural da cidade e não só.

Os membros da associação, Paulo Marreiros e Raquel Oliveira destacaram os motivos que levaram à criação deste novo colectivo, como uma continuação do trabalho já realizado enquanto Bar Marginália na região algarvia, bem como os objectivos da mesma. Apresentaram as ideias e programação prevista para os próximos meses, com destaque para os concertos já agendados nos dias 14 e 15 de Janeiro de 2022, no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão com as bandas de Tributo aos The Beatles e Radiohead.

A Ilustre Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr.ª Isilda Gomes manifestou as suas expectativas para esta associação desafiando-a a sair fora da caixa e partilhando o sonho de viver em Portimão como uma cidade que respira cultura. Manifestou também a sua intenção de mais e  maior investimento do município na área da cultura no próximo ano.

O evento de apresentação continuou à noite, com lotação esgotada, no Auditório do Museu de Portimão ao som das bandas locais Volume 2 e Jesus Blood.