Até ao próximo dia 17 de junho Albufeira está transformada na capital Europeia do Basquetebol para Veteranos.
O 7.º Campeonato Europeu de Basquetebol Veteranos reúne no concelho mais de 3 mil pessoas, entre atletas, equipas técnicas, árbitros, familiares e amigos dos atletas durante uma semana inteira, de 10 a 17 de junho.
No passado domingo, dia 11, as equipas desfilaram com as bandeiras dos respetivos países pela baixa da cidade até à Praça dos Pescadores, onde foram recebidas pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, representantes da Assembleia Municipal, presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, presidente da Associação de Basquetebol do Algarve e representantes da organização do evento. No Campeonato há a destacar a participação da equipa do Imortal em representação de Portugal.
No passado domingo a baixa de Albufeira encheu-se de cor e alegria com a presença de várias centenas de basquetebolistas veteranos em representação de 24 países. As equipas, devidamente equipadas e hasteando as respetivas bandeiras desfilaram pela baixa da cidade até à Praça dos Pescadores, onde foram acolhidas pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, representantes da Assembleia Municipal, presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, presidente da Associação de Basquetebol do Algarve e representantes da organização do evento.
Trata-se da 7.ª edição do Campeonato Europeu de Basquetebol Veteranos - Albufeira`23 European Championship Open, uma organização da Associação Europeia de Basquetebol Sénior (ESBA) com a colaboração do Município de Albufeira.
O presidente da Câmara Municipal estava visivelmente feliz pela organização ter escolhido Albufeira para ser anfitriã do evento, “considerando a ligação e a tradição da terra à referida modalidade desportiva”, sublinhou. José Carlos Rolo afirma “estar muito orgulhoso pelo Imortal, clube considerado uma referência incontornável do Basquetebol nacional, ser a equipa escolhida para representar o nosso País neste Campeonato Europeu de Basquetebol de Veteranos”.
No primeiro jogo que aconteceu este domingo, pelas 17h45, o Imortal jogou contra os estonianos do Sportland. Para além da Estónia, a equipa de Albufeira irá, também, defrontar as equipas da Itália e Ucrânia.
Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Desporto, destaca que “acolher este tipo de organizações é uma mais-valia para o concelho e confirma a nossa capacidade para receber e organizar grandes eventos desportivos a nível internacional, colocando o Albufeira em excelente posição para vir a ser designada Cidade Europeia do Desporto em 2026.
Refira-se que o evento, que vai decorrer até ao próximo dia 17 de junho em vários pavilhões desportivos do concelho (Pavilhão Desportivo de Albufeira; Pavilhão Desportivo de Olhos de Água; Pavilhão Desportivo da Guia; Pavilhão Desportivo da EBSA; Pavilhão Desportivo da ESA; Pavilhão Desportivo Francisco Neves; Pavilhão da EB 2/3 Francisco Cabrita e Pavilhão da EB 2/3 Diamantina Negrão) reúne atletas da categoria sénior, género feminino (desde + 30 até + de 60 anos) e masculino (desde + 40 até + de 75 anos).
Esta é a sétima edição do Campeonato, sendo que as edições anteriores decorreram nas seguintes localidades: em 2014 na Letónia (cidade de Liepaja); 2015 na Turquia (cidade de Antalya); 2016 na Croácia (cidade de Porec); 2017 em Espanha (cidade de Santander); 2018 na Croácia (cidade de Pula) e 2019 em Espanha (cidade de Altea).