A «Oficina de joalharia improvável», animada pela ceramista Margarida Gomes, voltará à Biblioteca Municipal de Silves, no dia 12 de dezembro, pelas 15h30.

A atividade decorrerá na sala Hora do Conto e destina-se a crianças entre os 5 e os 10 anos.

A participação é limitada a 10 crianças e requer inscrição prévia, sendo a entrada gratuita.

+ Info:  282 440 899 | biblioteca@cm-silves.pt.      

 

Sobre Margarida Gomes:

Margarida Gomes nasceu em Moçambique no ano de 1962. Frequentou a escola de artesanato de Lagoa em 1987. Em 1988, iniciou estudos em pintura no Centro de formação das Caldas da Rainha (CENCAL) e, no ano seguinte, em técnicas de Olaria e serigrafia com Prof. Figueiredo da Escola Nacional de Belas Artes.

Em 1990 estagiou na fábrica Aleluia em Aveiro, tendo posteriormente frequentado vários Workshops e Cursos: de Cerâmica Orientada (1991), de Mobiliário Urbano em Cerâmica (1992) ambos orientados pelo Prof. Francis Behets, de Cerâmica de Raku com Erich Haerberling, o Curso de Fusing (1999) e de Joalharia Contemporânea em Vidro (2009), no CEARTE, em Coimbra. Conclui em 2010 três relevantes cursos de formação profissional: " Joalharia e Cerâmica ", no CENCAL, de " Esmalte sobre cobre " e de " Bijuteria em Tiffany", no CEARTE.

Inaugurou o Atelier “Roda Viva, Cerâmica Artística e Design Lda”, em 1992, em parceria com José António Rodrigues Simões.

Participou em várias mostras coletivas nos concelhos de Lagoa, Lagos, Monchique e Silves.

Ao longo da sua carreira artística tem participado e conquistado diversos galardões.

Alcançou o 1º Prémio Nacional de Artesanato Criativo, atribuído pela Delegação Regional do Algarve, com a peça “O Cântaro”, na FIA - Feira Internacional de Artesanato -, em 1991, em Lisboa, e o 1.º Prémio de Artesanato Moderno, no Concurso Algarve Artesanal, na Feira da Serra de São Brás de Alportel, em 1995.

Em 2003, obtém o Prémio de Artesanato Moderno - Algarve -, com a peça “Afrodite, Jardim de Mar”, na FIA, em Lisboa, e em 2008 participa no Concurso Tradição e Inovação À volta da Arca, na Feira da Serra de Primavera em Tavira. Em 2014 concorre ao Concurso de Artesanato da FIA e integra a 8ª Feira Nacional de Presépios da Confraria do Caco, em Santo Tirso.

O seu trabalho tem sido revelado ao público, também, através de publicações editadas pelo IEFP - Delegação Regional do Algarve como “Artesanato da região do Algarve” (2003) e “Rotas da Cerâmica: a Sul do Tejo” (2014).

 

Por CM Silves