Pelo menos 14 pessoas, entre alunos e formadores do curso de Logística do Ensino e Formação para Adultos, estiveram em contacto com o bacilo da tuberculose, originado por um aluno infetado há vários meses.
"Apesar de não ser clinicamente necessário, essa turma tem a formação suspensa, procurando que neste intervalo de tempo a situação clínica de todos fique estabilizada", refere o centro de Faro em nota informativa enviada no final da semana aos formadores, a que a Lusa teve acesso.
Na missiva, o diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, que abrange o polo de Olhão, esclarece que todos os formadores e formandos da turma afetada fizeram o rastreio à tuberculose e estão a ser acompanhados pelas autoridades da área da saúde.
"O Sr. delegado de Saúde referiu que utilizar a sala onde esteve essa turma ou a casa de banho que alguns elementos possam ter frequentado não apresenta qualquer problema ou coloca qualquer tipo de risco. Ainda assim, procedemos à sua limpeza e ventilação", lê-se na nota.
Aquele serviço do Instituto de Emprego e Formação Profissional sublinha que "estão e sempre estiveram reunidas as condições para que as ações de formação profissional" decorressem "dentro da normalidade", em Olhão e no resto da região.
As 14 pessoas que estiveram em contacto com o bacilo vão ter que fazer um tratamento que dura nove meses.
Por:Lusa