#AÚltimaGota_Algarve pretende fazer refletir e conduzir a mudanças de atitudes e comportamentos na gestão da água, recurso precioso e escasso.
Em articulação com a estratégia educativa implementada com as Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs), que contam este ano, pela primeira vez, com a atividade de Arte, Ciência e Ambiente, o município de Castro Marim tem conduzido uma ampla campanha de sensibilização e edução ambiental, onde se enquadra a nova exposição da Biblioteca Municipal de Castro Marim - #AÚltimaGota_Algarve, uma organização da Associação Almargem.
 
Enquadradas no mesmo eixo de ação municipal, as iniciativas que assinalaram o Dia Nacional da Água, uma peça de teatro infantil e o espetáculo AGUARTE, apresentado no passado dia 8 de outubro, bem como toda a linha orientadora do programa das Férias Ativas de Verão.
 
«Tema tão atual, quanto antigo, a falta de água e consequência extrema da seca tem ocupado o topo das preocupações políticas e sociais. As estratégias de contenção e contingência são essenciais, no entanto a derradeira diferença constrói-se nas camadas mais jovens», sublinhou a vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra.
 
Esta nova exposição, #AÚltimaGota_Algarve, pretende, acima de tudo, fazer refletir e conduzir a mudanças de atitudes e comportamentos na gestão da água, recurso precioso e escasso, contribuindo para uma sociedade civil mais informada e ativa.
 
Resulta do material produzido no âmbito da candidatura apoiada pelo Fundo Ambiental que integra o programa «ENEA 2022 – Produção e consumo sustentáveis» e visa dar a conhecer a utilização da água em diferentes setores, desde o doméstico, agrícola, turístico, bem como proporcionar uma experiência «única, imersiva e interativa com informação sobre o consumo de água no mundo, em Portugal e no Algarve», realça a organização.
 
Poderá visitar #AÚltimaGota_Algarve de segunda a sexta, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.