Trinta e cinco associações culturais e recreativas do concelho de Loulé celebraram um contrato-programa com o Município tendo em vista o apoio ao desenvolvimento das atividades no presente ano civil.

 Este ano, a verba canalizada para o efeito ronda os 620 mil euros.

Para além da programação, produção, trabalho com os públicos ou comunicação e marketing, este apoio tem em vista também a promoção da criação artística.

Pela primeira vez, as candidaturas foram submetidas através da Plataforma do Associativismo, tornando o processo mais célere, assente em “critérios públicos e com uma avaliação o mais possível objetiva”.

Este ano são mais nove as entidades que celebram este contrato, com o respetivo aumento da verba distribuída, o que mostra bem a dinâmica crescente do movimento associativo cultural deste concelho. Uma dessas novas entidades é a Associação Recreativa - Unidos da Penina, que está a fazer um importante trabalho sociocultural no território do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé, Silves, Albufeira, com e para as pessoas, e está a dar também o seu contributo nesta reta final da elaboração da candidatura que será entregue à UNESCO, em novembro.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, realçou a importância das atividades culturais para o prestígio e reconhecimento do concelho: “O Município de Loulé tem uma notoriedade externa bastante positiva e isso deve-se a vários fatores. Não tenhamos dúvidas de que a atividade cultural nos tem projetado no exterior, não só no que diz respeito à participação do público, mas também à sua capacidade de juntar e de associar as pessoas em torno de projetos de natureza cultural”, afirmou.

Celebraram este contrato-programa as seguintes entidades: Ao Luar Teatro, Ideias Culturais; APALGAR - Associação de Amizade dos PALOP no Algarve; Associação Alfaia; Associação Algarve ao Vivo; Associação Amigos do Alentejo; Associação Arabesque Family; Associação Artística Satori; Associação Cultural de Boliqueime; Associação Cultural de Salir; Associação Cultural e Recreativa das Barrosas; Associação de Acordeão Garvefole; Associação do Coro Unitum Voces Loulé; Associação dos Amigos da Cortelha; Associação dos Amigos do Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião; Associação Grupo dos Amigos de Loulé; Associação Guias de Portugal - 1ª. Companhia de Guias de Loulé; Associação Juvenil Akredita em Ti; Associação MÔÇES; Associação Os Barões; Associação Recreativa - Unidos da Penina; Associação Social e Cultural da Tôr; Ateneu Comercial e Industrial de Loulé; Casa da Cultura de Loulé; Centro Social e Cultural Parragilense; Clube Cultural e Recreativo do Monte Seco; Clube Desportivo Cultural Sarnadas; Cooperativa Agrícola e Cultural de Montes Novos CRL; Corpo de Hoje - Associação Cultural; Figo Lampo - Associação Cultural e Ambiental; Flautística - Associação de Flautas de Bisel do Algarve; Folha de Medronho - Associação de Artes Performativas; Fundação Manuel Viegas Guerreiro; Mákina de Cena - associação cultural; QRER Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, CRL; e Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.