No início de 2026 esta medida já abrange 545 agregados familiares, representando um investimento global anual de cerca de 1,9 milhões de euros, suportada integralmente pelo Município. Este apoio traduz-se num contributo médio mensal significativo para cada família beneficiária, entre os 275€ e os 350€, permitindo mitigar o impacto do aumento generalizado do valor das rendas e promover maior estabilidade habitacional.
O subsídio é pago pela Câmara Municipal de Portimão mediante comprovativo mensal do pagamento da renda.
Num contexto de forte pressão sobre o mercado imobiliário, especialmente no Algarve, o Município entende que este apoio constitui uma resposta social estruturante, essencial para prevenir situações de vulnerabilidade e exclusão habitacional.
A Autarquia de Portimão informa ainda que o programa de apoio ao arrendamento se encontra aberto a novas candidaturas, estando disponível para todas as famílias que, reunindo os critérios legalmente definidos, necessitem de apoio para fazer face aos encargos com a habitação.
Os interessados poderão obter mais informações sobre as condições de acesso, prazos e poderão fazê-lo mo Balcão de Atendimento da Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão ou no site do Município.
CM Portimão




