O protocolo de cedência à Associação Grupo Amigos de Messines da Escola Primária do Pico Alto e outro, de cooperação entre a Biblioteca Municipal de Silves e o Estabelecimento Prisional de Silves/Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, foram hoje assinados pela Presidente da Câmara Municipal, Rosa Palma.

«Temos como objetivo colaborar com as associações locais», salientou a autarca silvense, eleita pela CDU, referindo que «estas estão junto das populações e são elas que em primeira instância dinamizam atividades que nós valorizamos muito» e, por isso, «temos a preocupação de as apoiar e incentivar neste trabalho meritório».

O segundo protocolo, que já está em funcionamento e permite que os reclusos usufruam de boas leituras, através do empréstimo de obras que integram o espólio da Biblioteca Municipal, bem como da colaboração de técnicos deste equipamento na organização da biblioteca do estabelecimento prisional (EP) e na animação de algumas ações relacionadas com os livros e a leitura, foi também assinado, na Presença do Diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata e do Diretor do EP, Ricardo Torrão.

«É bom ver que os protocolos não ficam no papel sobretudo quando eles servem para oficializar uma relação e uma colaboração que já está em curso», destacou Rosa Palma, a propósito desta parceria. Celso Manata, por seu turno, congratulou-se com a autarquia silvense, pois considera «que ninguém melhor que as câmaras municipais poderá ajudar a resolver os problemas de integração destas pessoas», sendo, nas suas palavras, a «cultura – e nomeadamente os livros - uma importante ferramenta nesse processo».

Ainda no decurso desta sessão, foi assinado um protocolo entre o Estabelecimento Prisional de Silves/Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a IPSS Castelo dos Sonhos, que visa o apoio aos reclusos e suas famílias, nomeadamente através da cedência de vestuário e apoio psicológico. 

 

Por CM Silves