A Câmara Municipal de Silves, no seguimento da ocorrência de um sismo com a magnitude de 3,4 na escala de Richter, pelas 9h39:59 locais e sentido em todo o Barlavento Algarvio, desencadeou algumas medidas reativas e preventivas, no sentido de assegurar todos os procedimentos de segurança previstos para este tipo de situação.

Os procedimentos de reação postos em marcha incluíram a evacuação do edifício dos Paços de Concelho, bem como o contacto com os agentes de proteção civil (GNR e Bombeiros) para recolha de informação sobre possíveis danos. Foi, ainda, estabelecida ligação aos diretores dos mega agrupamentos escolares para recolha de informação e tomada de conhecimento dos procedimentos adotados nos mesmos, tendo, sido, igualmente, feito o acompanhamento e monitorização da informação difundida em diferentes canais.

Preventivamente, a autarquia procedeu à recolha de informação, estando a ser realizada uma análise aos procedimentos adotados durante e após a ocorrência deste fenómeno. Será efetuado um levantamento abrangente em diversos equipamentos públicos e privados em todo o concelho para que se possa avaliar procedimentos e aplicar possíveis medidas corretivas, a ser postas em prática em situações futuras.

A autarquia e a proteção civil municipal, que farão um reforço das ações de sensibilização nas temáticas de risco com a implementação de simulacros, consideram que a ocorrência verificada deverá ter um efeito educativo, alertando para a importância destas temáticas e dos procedimentos a adotar por toda a população. Um cidadão consciente dos riscos e do contributo que pode dar para os evitar ou para atenuar as suas consequências é, por princípio, um agente ativo de proteção civil, desempenhando um papel fundamental no sistema.

 

Por: CM Silves