O candidato da CDU à Câmara de Faro apontou hoje a gestão do espaço público do concelho como uma das prioridades da sua candidatura, afirmando que é um dos problemas que suscita mais queixas da população.

Em declarações à agência Lusa, Duarte Baltazar prometeu que, caso vença as eleições em 12 de outubro, vai “trabalhar de imediato para que Faro seja uma cidade mais limpa e cuidada”.

“No contacto mantido com as populações, as queixas assentam no lixo amontoado em determinadas zonas, viaturas abandonadas, estradas e passeios com buracos, falta de manutenção dos jardins e parques infantis”, apontou o candidato.

Licenciado em Direito, Duarte Baltazar criticou a atual gestão autárquica, acusando-a de negligenciar os espaços públicos, argumentando que os farenses “merecem viver numa cidade cuidada, com ruas limpas, calçadas seguras e jardins bem tratados”.

O candidato da CDU (coligação Partido Comunista Português e Partido Ecologista Os Verdes), deu ainda como exemplo, “o estacionamento abusivo, em cima dos passeios, situação que as pessoas querem ver resolvida com urgência”.

Para Duarte Baltazar, o espaço público “tem de ter uma assistência muito mais regular pela autarquia”, o que passa pela “contratação e reforço dos quadros de trabalhadores, até mesmo especializados, como calceteiros e jardineiros, para dar resposta em todo o concelho”.

A limpeza urbana é outra das prioridades, com a CDU a propor “campanhas de sensibilização para que as pessoas zelem também pelo espaço público comum, essencial para o bem-estar e qualidade de vida dos farenses”.

“É preciso valorizar os espaços, serviços públicos e os seus trabalhadores, que são essenciais para garantir uma cidade digna e funcional”, afirmou Duarte Baltazar, sublinhando que a CDU pretende implementar políticas de proximidade que devolvam aos cidadãos o orgulho de viver em Faro.

O candidato compromete-se a ter uma maior articulação com as juntas de freguesia, para garantir uma resposta mais eficaz às necessidades locais.

“Não basta prometer obras. É preciso garantir que há pessoas suficientes e qualificadas para cuidar da cidade todos os dias”, concluiu.

Além da gestão do espaço público, a CDU tem vindo a destacar temas como a habitação acessível, o equilíbrio ambiental e o apoio às freguesias urbanas e rurais como pilares do seu programa eleitoral para a capital do distrito de Faro.

Na área do ambiente, Duarte Baltazar comprometeu-se a apresentar propostas que “protejam os espaços verdes e de valorização do património natural do concelho”, e defendeu que as “medidas devem ter em conta um desenvolvimento ambiental equilibrado”.

A presidência da Câmara de Faro, sob gestão do PSD há 16 anos, vai ser disputada por oito candidatos, com três partidos a concorrerem pela primeira vez: Livre, Volt Portugal e ADN - Alternativa Democrática Nacional.

Duarte Baltazar tem como adversários António Miguel Pina (PS), Adriana Marques Silva (Livre), Cristóvão Norte (coligação “Faro Capital de Confiança” (PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), José Freitas Oliveira (ADN), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas com maioria absoluta, elegendo seis dos nove mandatos, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU ficou em terceiro lugar e o Chega em quarto.

Nas autárquicas de 2021, a CDU alcançou três mandatos para a Assembleia Municipal de Faro e ganhou a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

 

Lusa