Candidato apresentou-se ao eleitorado em sessão muito concorrida.

A coligação “Unidos por Faro” (PSD, CDS-PP, IL, MPT e PPM) apresentou ontem, dia 18, a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe nas eleições autárquica, em sessão muito concorrida que teve lugar no Jardim Guerreiro da Ângela.

O cabeça-de-lista e candidato a Presidente da Junta é o técnico de caixilharia e dirigente associativo Osvaldo Serro, que se propõe pôr um fim a um período de 28 anos ininterruptos de governação do PCP nesta freguesia.

No seu discurso de apresentação, o candidato disse ao que vinha: “concorro para dar oportunidades a todos, em especial aos mais jovens. Eles são o garante do sucesso e a prova de que aqui há futuro”. De seguida lamentou que a freguesia não se esteja a desenvolver ao ritmo das outras. Por isso defendeu o estabelecimento de um espírito de maior interacção e parceria com os agentes económicos que se encontram nas proximidades.

Quanto à cultura e tradição, o candidato lamentou que as riquezas do folclore e das charolas não estejam a ser tão bem aproveitadas e prometeu levar “lá para fora a nossa força cultural e a nossa identidade”. Agora que vamos ter o “Centro Cultural de Bordeira, é preciso ajudar os bordeirenses a tirar o melhor partido deste equipamento”, defendeu.

O cabeça-de-lista apontou ainda como lacuna a falta de ambição da própria Junta, “que não é capaz de mobilizar os poderes públicos nem os agentes privados para investirem em mais equipamentos e infraestrutras de apoio à população e às nossas associações”.

Quanto ao espaço público, o candidato prometeu fazer melhor, pois “os recursos disponibilizados hoje pela Câmara permitem mais qualidade e esmero”.

E porque nem tudo é mau, Osvaldo Serro exaltou a melhoria assinalável da rede de viação: “onde antes havia buracos ou remendos grosseiros, agora há estradas confortáveis, rápidas e seguras – graças à Câmara e aos muitos milhões de euros que aqui investiu!”, sentenciou.

A promessa de consertar um website que não abre e o fim da quezília política

Para o final, Serro defendeu uma junta “mais aberta a todos e com melhores canais de comunicação” e fez notar que “o website é rudimentar e a maior parte das vezes não abre. Até o endereço de email é rupestre, pois não temos um domínio próprio – devemos ser caso único no Portugal do séc. XXI.” A partir do dia 26 de Setembro, prometeu, “queremos fazer diferente e abrir as portas da nossa junta, a todos por igual.”

Ainda quanto ao futuro, foi assegurada a adopção de uma estratégia de valorização da marca de terras de Santa Bárbara de Nexe e de aposta numa política de eventos mais ambiciosa.  No que respeita ao social, a promessa é de “estar mais perto de todos”, em particular “dos que sofrem as agruras da velhice, da doença e do abandono”.

Para tudo isto, garantiu, é preciso promover uma melhor relação com a Câmara, com exigência e mais elevação, acabando “com as quezílias e a política pequena”. “Somos farenses por natureza, mas nexenses do coração e estamos aqui para unir e não para dividir”, rematou.

Antes, falara o Presidente da Câmara, que elencara o trabalho árduo que já se fez em prol do desenvolvimento deste território, prometendo mais intervenções. Rogério Bacalhau pediu o voto massivo em Osvaldo Serro “porque é trabalhador, interessado no progresso da sua terra e dotado de um elevado sentido prático” e uma adesão expressiva às urnas para derrotar também a abstenção.

Outro dos momentos altos da tarde foi a apresentação do mandatário da lista candidata a Santa Bárbara de Nexe, um dos segredos mais aguardados da sessão. Tratava-se afinal do jovem economista e empresário de Bordeira, Rui Gago, que promete emprestar todo o seu apoio a esta lista, liderada por “um homem bom e com condições para derrubar de vez 28 anos de obscurantismo comunista nesta freguesia”.

Pelos partidos da coligação, falou Bruno Lage, um dos Vice-presidentes do PSD de Faro, que deixou uma mensagem de esperança e crença na candidatura de Osvaldo Serro, “que pode bem ser a surpresa destas eleições autárquicas”.

Patrícia Cadete apresenta-se em Conceição e Estoi

Depois de apresentar Bruno Lage para a União de Freguesias de Faro, Virgínia Alpestana para a Junta de Montenegro e Osvaldo Serro para Santa Bárbara de Nexe, a coligação “Unidos por Faro” leva a efeito no próximo dia 24, no Largo da Igreja da Conceição de Faro, a apresentação da candidata à União das Freguesias de Conceição e Estoi, Patrícia Cadete. A sessão inicia-se a partir das 19h00. No dia 26, pelas 19h00, a candidata apresenta-se em Estoi, no Largo da Igreja Matriz.