Da autoria de Patrícia Borges (texto) e Nicolas Lemonnier (fotografia), esta edição da Câmara Municipal de Lagos foi criada a pensar na rica gastronomia associada à costa lacobrigense, fazendo igualmente uma homenagem às suas singulares tradições piscatórias.
Nesta sessão, que contou com a presença de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, referiu o seu entusiasmo em torno deste projeto de “valorização do nosso mar e da nossa gastronomia, mas também do reconhecimento das nossas gentes, tradições e memórias”. Hugo Pereira mencionou ainda que “é mais do que um livro de gastronomia, é também um enaltecimento do nosso mar, Meia Praia, Vale da Lama e Arte Xávega”.
Nicolas Lemonnier, responsável pela fotografia da edição, referiu a sua experiência com trabalhos em Lagos, os quais despertaram em si a vontade de realizar uma obra que “retratasse a pesca tradicional única praticada em Lagos”, assim como as receitas que dela resultam, tão representativas de Lagos e do Algarve.
Autora dos textos e pesquisa do livro, Patrícia Borges destacou as várias espécies encontradas em Lagos e que acabam por distinguir as receitas retratadas em relação ao resto do Algarve, nomeadamente o peixe, os moluscos, bivalves e as tão “nossas” condelipas. Através de um extenso trabalho de investigação, foi compilada informação sobre os costumes, cultura, tradições e artes de pesca, com destaque para a Arte Xávega da Meia Praia, atualmente a única xávega do país a usar a força dos braços. A autora referiu ainda o contributo precioso de lacobrigenses na produção deste livro, o qual contribuiu para tornar o livro numa verdadeira “homenagem às receitas identitárias da região, mas também um testemunho de mães e da sua experiência com o mar de Lagos”.
O livro “Baía de Lagos – Comida do Mar” estará disponível, brevemente, para venda nos equipamentos culturais do concelho, assim como no Posto de Turismo de Lagos.