Este ano, foram mais de duas centenas de jovens que disfrutaram de um programa recheado de atividades desportivas, divertidas e promotoras do desenvolvimento social e motor. A iniciativa, que pretende, também, apoiar os pais durante as férias escolares, garantindo o acompanhamento das crianças e jovens durante o período laboral, teve um investimento de cerca de 60 mil euros. José Carlos Rolo, presidente da autarquia, afirma que “investir na educação e no futuro do concelho é sempre uma mais-valia”.
O programa de Férias de Verão GAJ já é um dos momentos chave do calendário juvenil de verão em Albufeira. O projeto que, para além de proporcionar uma oportunidade única às crianças e aos jovens do concelho, com atividades lúdicas e pedagógicas, que potenciam a socialização e as habilidades físicas e pessoais, é, de igual forma, um forte contributo para os pais que se encontram num momento de intensidade laboral e que não podem ficar com os seus filhos em casa.
Este ano não foi exceção, o programa diversificado cativou mais de 250 jovens, dos 10 aos 18 anos, divididos em dois grupos com base na idade, que durante os meses de julho e agosto, visitaram vários parques aquáticos e temáticos, participaram em atividades desportivas, nomeadamente, Stand Up Padle, Long Board, caiques, arborismo, paintball, futebol, natação, slide e rapel, bem como, conheceram as Fontes de Alte e as Piscinas de Monchique.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, expressou a sua maior satisfação com o sucesso da edição deste ano. “É extremamente gratificante ver que estas atividades são tão bem acolhidas pelos mais novos, num ambiente seguro, saudável promovendo a mobilidade, a prática de atividades desportivas, sempre associadas à pedagogia e à educação informal”, referiu o edil. O presidente da autarquia sublinhou, ainda, “o enorme esforço dos técnicos do Município para que o projeto acontecesse sem que existisse qualquer tipo de constrangimento”.
Os pais e encarregados de educação também manifestaram, nas redes sociais, o seu maior contentamento pelo programa, elogiando e relembrando a importância destas experiências educacionais tão ricas e positivas para os seus filhos.
Refira-se que, a iniciativa teve um investimento de cerca de 60 mil euros e foi totalmente financiado pelo Município de Albufeira. Cristiano Cabrita, vice-presidente e vereador responsável pelo Pelouro da Juventude, afirma que se trata “de um bom investimento nos nossos jovens e nas nossas crianças. É um balanço muito positivo, pais e jovens ficaram muito satisfeitos e nós também, pelo trabalho meritório que estamos a fazer com esta camada da população. Esperemos poder ter a possibilidade de alargar, para o ano, a possibilidade a mais participantes”, declarou.
O GAJ – Gabinete de Apoio à Juventude promove ao longo de todo o ano diversas atividades para os jovens de Albufeira, desde ações desportivas a culturais, bem como formativas e de recreio.