Os Bancos Alimentares contra a Fome realizam já este fim-de-semana, nos dias 28 e 29 de maio, mais uma Campanha de Recolha de Alimentos com o objetivo de levar comida a quem mais precisa e, desta forma, contribuir para inverter o cenário de carência alimentar que continua a afetar muitos cidadãos e famílias.

Sob o mote “Partilhar sabe bem”, a campanha volta a apelar à solidariedade, ao voluntariado e à união social, reforçando a importância do contributo e envolvimento de cada um. Mais de 43.000 voluntários oferecem o seu tempo e esforço e muitas empresas e entidades associam-se à campanha com sentido de responsabilidade social, disponibilizando equipamentos e serviços (transportes, publicidade, comunicação, seguros, segurança, alimentação, etc.) para permitir que durante o fim-de-semana sejam recolhidos alimentos e toda a sociedade seja interpelada por uma situação inaceitável e que afecta tantos portugueses. Neste âmbito, os portugueses são solicitados a contribuir, seja através da doação de bens alimentares ou de vales, disponíveis nos super e hipermercados e ainda nos postos de abastecimento a nível nacional e ainda online.

De acordo com Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a FomeO cenário de carência alimentar que afeta ainda muitos cidadãos e famílias continua a ser uma realidade, exigindo por isso a nossa atenção e uma resposta urgente de toda a sociedade civil. Não podemos ficar indiferentes a uma realidade que está bem próxima de nós, embora por vezes não a possamos ver, e essa é a razão pela qual voltamos a apelar à solidariedade, ao envolvimento e ao contributo de cada cidadão. O mote desta nova campanha “Partilhar sabe bem” pretende refletir exatamente este valor, criar um espírito de partilha e de entreajuda que permitirá, seguramente, multiplicar o apoio e a ajuda prestada a quem mais necessita, contribuindo de forma efetiva para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.”

“Ajuda Vale” e Portal de Doação Online

A campanha volta ainda a disponibilizar Vales que estarão disponíveis entre os dias 28 de maio e 5 de junho, nas caixas dos supermercados e nos postos de abastecimento de combustível aderentes à Campanha. Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.

Adicionalmente, e dando ainda a oportunidade a todos aqueles que não têm a oportunidade de se deslocarem a um ponto de recolha, que se encontram ou residem fora de Portugal, o Banco Alimentar disponibiliza ainda o portal de doação online www.alimentestaideia.net.

 

“Partilhar sabe bem”

A campanha de Recolha de Alimentos conta com uma nova assinatura “Partilhar sabe bem”, que, para além de ser um valor âncora do Banco Alimentar, pretende estabelecer uma analogia com as partilhas realizadas nas redes sociais, sensibilizando para a possibilidade de partilha de uma causa social, criando uma rede onde cada pessoa se mobiliza pelos que mais precisam. 

 

Por BacfAlg Algarve