Bárbara do Amaral Correia, 26 anos, deputada municipal no concelho de Loulé, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, advogada de profissão.

Bárbara é a nova presidente da Comissão Política Distrital (CPD) da JSD Algarve e Miguel da Encarnação é o novo presidente da Mesa do Congresso Distrital da JSD Algarve. As eleições realizaram-se no passado sábado, no IV Congresso Distrital da JSD do Algarve, em Portimão.

A sessão de abertura contou com a presença de Carlos Gouveia Martins, presidente do Partido Social Democrata da secção de Portimão, na qualidade de anfitrião, assim como da Margarida Balseiro Lopes, Presidente da Comissão Política Nacional da JSD.

Durante o período de trabalhos da manhã, foi realizado o balanço do trabalho da Comissão Política Distrital da JSD Algarve cessante liderada por Carlos Gouveia Martins.

Após a intervenção de Carlos Gouveia Martins, seguiu-se um bonito e merecido momento de intervenções dirigidas ao mesmo, por parte de vários elementos pertencentes à cessante Comissão Política Distrital, onde foi enaltecido o seu carácter, o seu exemplo de liderança, a sua entrega, durante 18 anos consecutivos, à JSD.

Após o almoço e retomados os trabalhos, foram apresentadas as Moções Sectoriais, depois debatidas e levadas a votação, que abordaram temáticas como Regionalização, Mobilidade dos Jovens e  Políticas de Proximidade, sendo amplamente discutidas e todas elas aprovadas por unanimidade por parte dos congressistas.

Posteriormente, Bárbara do Amaral Correia apresentou a Moção de Estratégia Global para o biénio 2019-2021, intitulada “Concelho a Concelho: Algarve Primeiro”.

Bárbara do Amaral Correia, a agora presidente da JSD Distrital do Algarve abordou temas como Comunicação, Educação, Agricultura, Mobilidade - transportes -, Formação Cívica, Desporto, Cultura e Saúde, reforçando a importância de trazer os jovens para a política, porque "a política deve ser o reflexo da sua sociedade e não o contrário. Quadros envelhecidos, com uma rigidez notória perante a mudança, não são o caminho que queremos percorrer."

Foram, ainda, referidas algumas novidades, nomeadamente: a criação do Gabinete da Saúde, da Educação, da Cultura e do Desporto, para que existam grupos de trabalho especializados e focados em áreas específicas, bem como a criação de um novo website da JSD/Algarve.

Ademais, foi feita uma homenagem ao presidente cessante da JSD/Algarve, Carlos Gouveia Martins, ao terem alterado o nome do "FORMAR ALGARVE", a primeira academia de formação, criada por este, no Algarve, para "ACADEMIA CARLOS GOUVEIA MARTINS". Para Bárbara do Amaral Correia "as homenagens devem ser feitas em vida, para que as pessoas sintam e vivam o reconhecimento do seu trabalho. O Carlos merece este reconhecimento por parte daquela que será sempre a sua estrutura. Homenageamos, assim, o melhor Presidente da JSD/Algarve, cuja capacidade de sonhar, de concretizar e de liderança coletiva é reconhecida por todos".

A 1ª subscritora da Moção de Estratégia Global levada a Congresso salientou a importância de, nas atividades realizadas, existir uma JSD solidária que promova a solidariedade social.

Mais referiu a importância de trabalhar em prol dos jovens, culminando esse trabalho em propostas políticas que possam ser levadas às juntas de freguesia, às assembleias municipais e às câmaras municipais, através dos jovens autarcas da JSD/Algarve.

Sem esquecer os processos eleitorais – Eleições Europeias e Eleições Legislativas -, Bárbara do Amaral Correia assumiu como prioridade a reativação das concelhias, de forma a aproximar a JSD/Algarve junto dos jovens algarvios.

Finalizado o período de debate sobre as Moções de Estratégia Global e todas as Sectoriais, foram anunciados os votos que conferiram às Listas Candidatas à Comissão Política Regional e à Mesa do Congresso, com total de 100% dos votos sufragado em urna por parte dos delegados presentes.

A sessão de Encerramento contou com o discurso, emocionante, de despedida do presidente cessante da JSD/Algarve, Carlos Gouveia Martins - que foi eleito, neste Congresso, como militante honorário da região algarvia para a JSD - com a presença de Bruno Inácio, ex-presidente da JSD/Algarve entre 2010 e 2012, e de Fernando Negrão, líder de bancada do Partido Social Democrata.

Entre agradecimentos e diretrizes sobre o percurso que agora se inicia, Bárbara do Amaral Correia fez questão de transmitir a importância de continuar a colocar o Algarve na agenda política, seja a nível local, regional ou nacional, que é tantas vezes esquecido pelo atual Governo de António Costa.  

 

Por: Bárbara do Amaral