O jovem quarteirense, Bernardo Lopes, viu a sua curta metragem vencer na categoria Melhor Curta-Metragem de Ficção.

"Moço", de Bernardo Lopes, é o nome da curta metragem premiada na edição deste ano dos Prémios Sophia. Conta a história de João, que confrontado pela infidelidade da mãe e pela ausência emocional do pai, chega a um pôr-do-sol onde se recusa a voltar a casa.

A história foi gravada Alte e Salir e a curta metragem venceu no ano passado o Prémio Revelação no XXVI Festival Caminhos do Cinema Português. No elenco, estão os nomes de Tomás Andrade, Carloto Cotta, Marcela Jacobina, Mafalda Marafusta e José Pimentão.

Na direção de fotografia, esteve responsável Manuel Pinho Braga. Justin Amorim foi o diretor de arte e Bruno Garcez o diretor de som. A montagem ficou a cargo de César Santos e a distribuição da Mailuki Filmes. A Fado Filmes foi a coprodutora da curta metragem. 

O projeto conta ainda com o apoio da Loulé Film Office e da Câmara Municipal de Loulé.

Natural de Quarteira, Bernardo Lopes é um realizador, argumentista e produtor na Promenade, com formação em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia pela Universidade Lusófona.

Começou a sua carreira como crítico para publicações como Nisimazine e C7nema.

Já foi um dos júris no 71o Festival Internacional de Veneza, em Venice Days – na secção Giornate Degli Autori. Nessa mesma altura, foi escolhido enquanto embaixador português para o LUX Prize – European Union Film Price.

Durante o seu percurso no cinema, fez quatro curtas metragens de ficção e uma longa metragem documental com prémios e selecções em festivais nacionais e internacionais de prestígio (Sophia, Indielisboa, Vila do Conde, Fantasporto, Lisbon & Estoril, Chelsea, Tangier, Orlando, entre outros). Bernardo Lopes também realizou e produziu videoclipes para artistas como Regula, D.A.M.A, Mike El Nite, Malabá e Vaarwell.

Como produtor, trabalhou em várias longas metragens: “Jefe” (2018), de Sérgio Barréjon, “Avó 19 e João Secreto do Soviético” (2019), de João Ribeiro, “Nunca Nada Aconteceu” (2020) de Gonçalo Galvão Teles e “Noite em Claro” (2021) de Felipe Bragança. Já em televisão, produziu a série “#CasaDoCais” (2020) e neste momento encontra-se a produzir a série “5Starz” (2021) e “Piedade” (2022).

Saiba mais sobre a curta metragem "Moço", AQUI

 

Por: Filipe Vilhena