Aquela que será a primeira Beta Talk de 2017 terá lugar, este mês, no dia 17, no habitual Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão onde, a partir das 19h00, há encontro marcado com alguns dos rostos empreendedores que estão por detrás da crescente abertura de «hostels» e «guesthouses» em Portimão, para uma conversa inspiradora e partilha de experiências sobre a criação destes negócios e novas opções de vida.

Tendo sido dirigido um convite a todos os “Hostels” e “Guesthouses” de que a organização teve conhecimento público, e após o reagendamento de data face ao cancelamento de última hora desta edição especial de Dezembro no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade,  iremos estar à conversa, com cinco proprietários de Hostel ou GuestHouses do município:  “City Stork Hostel”; “Aloha Hostel”; “Villa Prana Guest House & Therapies” , Villa Joaninha e Alvor Ar de Mar que, com entusiasmo aceitaram o desafio de partilharem as suas experiências.

Armindo Cunha e a sua mulher Ana Marta abriram, a 6 de agosto de 2014, o City Stork Hostel, em pleno centro histórico da cidade de Portimão. Na base deste negócio esteve a necessidade de rentabilizar um espaço existente no piso superior de uma loja pertencente à família e, ao mesmo tempo, a vontade de mudança na vida deste jovem casal. A ideia passou por criar um hostel que se pautasse pela diferença na qualidade prestada através de um serviço personalizado, familiar e de conforto na acomodação para mostrar o que de melhor o Algarve tem para oferecer. Este novo projeto de vida tem sido uma enorme fonte de conhecimento, descoberta e partilha diária com todos os hóspedes que aqui têm passado e registado um excelente feedback da sua experiência, como atesta a avaliação de 9,2, por dois anos consecutivos, no site booking.com, sendo que alguns destes já são considerados “amigos” que todos os anos voltam ao City Stork Hostel. 

Em busca de um novo projeto de vida, Vasco Inácio inaugurou o ALOHA HOSTEL  a 1 de Agosto de 2016, em pleno centro da cidade de Portimão.  A ambição de dar um novo rumo profissional à sua vida, ter o seu próprio negócio e viver novas experiências, tornaram este projeto real, sendo que esta área de negócio enquadra-se nos seus gostos pessoais, tais como, o prazer de comunicar, o gosto por receber bem os outros, o gosto de conhecer novas pessoas, novas culturas e promover a sua cidade. Neste momento o negócio está ainda numa fase inicial, mas com expectativas positivas!"

A opção de deixar de trabalhar por conta própria e concretizar um sonho de criar um negócio a dois levou David Coelho e Silvia Duarte a abrir em 23 de janeiro de 2016, com muito esforço, dedicação e alegria o Villa Prana Guest House & Therapies em Portimão. Mais do que uma “guesthouse” ou studio,o Villa Prana é um espaço de saúde física, mental e espiritual que conjuga a experiências profissionais dos seus proprietários. Enquanto “guesthouse” visa promover um ambiente familiar e descontraído, apostado na promoção de retiros de yoga, ou até mesmo em alojamento de grupos, beneficiando de uma excelente localização entre a praia e o campo. Assente num conceito/fusão inovador a nível nacional, visa promover a saúde e tranquilidade em espaço citadino.

Situada em plena Praia da Rocha, a Villa Joaninha abriu portas como “guesthouse” em julho de 2012 e é fruto de um conjunto de coincidências felizes e da vontade de receber de forma diferente quem nos visita. Apesar das dificuldades sentidas ao longo do caminho, este tem vindo a ser um projeto desafiante e vivido em família, e uma experiência a partilhar nesta Beta Talk, por Sofia de Landerset.

Em Maio de 2015 o Alvor ArdeMar abriu as suas portas, concretizando uma vontade familiar de dar vida a um novo negócio que privilegiasse o lado humano e o acolhimento a quem visita o município, contribuindo de forma ativa para a sua promoção como destino turístico. Cristina Meireles irá partilhar esta experiência que apesar de algumas dificuldades processuais, tem vindo a revelar-se bastante enriquecedora e positiva em termos de negócio.

Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde- este mês excecionalmente a 17 de fevereiro), a Beta Talk de Portimão tornou-se desde julho de 2012 num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão os contactos e a partilha de experiências.

A entrada como é habitual na Beta Talk Portimão é livre mas sujeita a inscrição prévia através de http://tinyurl.com/betatalkportimao-fevereiro2017 enquanto o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

De referir que a Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i - Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve através do CRIA - Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO - Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

 

Por: CM Portimão