Para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai promover três iniciativas que conciliam a narração oral, em prosa e verso, com a música e a animação.

O primeiro momento, marcado para as 15h00, será a sessão a solo com concertina intitulada “Contatininhas”, na qual Luís Carmelo contará e cantará histórias que exploram o verso e a prosa, apresentando um vocabulário cuidado e diverso, ao mesmo tempo que proporá jogos de repetição, paralelismo e antecipação.

Às 18h00 começam as “Histórias na areia – O Último Inverno”, a cargo de Fernando Guerreiro e Pilar Puyana, que revelará como em cada grão de areia há uma história guardada e que, quando muitos grãos se juntam, surgem narrativas emocionantes e surpreendentes.

Trata-se de um espetáculo de narração oral, animação de areia e música que inclui momentos surpreendentes, nos quais são criados ambientes e instantes únicos, criado a partir de um conto original de Pilar Puyana e com banda sonora original de Elísio Donas (Ornatos Violeta) e Jorge Benvinda (Virgem Suta).

Por fim, a partir das 21h00, Luís Carmelo e Pilar Puyana apresentarão uma Sessão de Contos, que junta narrativas do arco-da-velha, fábulas do tempo em que os animais falavam, mas também lendas de terras distantes e próximas, mitos antigos do Norte e do Sul, histórias de amor, de ódio, de sonhos e desencontros.

Celebrado desde 1996 por decisão da UNESCO, o Dia Mundial do Livro é assinalado a 23 de abril com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e recebiam em troca um livro, testemunho das suas heroicas aventuras, sendo posteriormente a data escolhida para também comemorar os direitos de autor.