O Município de São Brás de Alportel deu mais um passo no Plano de Promoção de Acessibilidades

A Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, que já tinha sido alvo de uma grande internação com a criação de uma rampa de acesso exterior, conta agora com uma plataforma elevatória de escadas que garante o pleno acesso ao primeiro piso por parte de todos os cidadãos.

Esta intervenção resulta de uma candidatura submetida ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Aviso n.º 08/C03-i02/2024 – Acessibilidades 360º, e permitiu a implementação de uma solução totalmente adaptada ao transporte de cadeiras de rodas, incluindo cadeiras de rodas elétricas. A plataforma elevatória assegura maior autonomia, segurança e igualdade de acesso a todos os utilizadores daquele equipamento municipal.

O projeto reforça o trabalho contínuo que o Município tem vindo a desenvolver no âmbito do programa “São Brás Acessível”, através do qual já foram implementados perto de 10 quilómetros de circuitos acessíveis no centro urbano, contribuindo para uma vila mais segura, moderna e inclusiva.

A operação representa um investimento total de 16.012,15 euros, com aquisição financiada a 100%.

 

Acessibilidade como prioridade estratégica

Com esta intervenção, o Município de São Brás de Alportel dá mais um passo decisivo no cumprimento das normas técnicas de acessibilidade em vigor em Portugal, e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 10 – Redução das Desigualdades e o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

 

CM de São Brás de Alportel