Integrado no Centenário de José Saramago a próxima quinta-feira, dia 23, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe um Recital de Poesia de Homenagem a José Saramago, por Eduardo Ramos, com declamação de Jorge Soares, a partir do livro «Os Poemas Possíveis».

Com entrada gratuita, esta ação concorre para um ano de celebrações do único Prémio Nobel de Literatura português. Entrada livre.

O centenário de nascimento de José Saramago assinala-se a 16 de novembro deste ano, mas as comemorações multiplicam-se desde 16 de novembro do ano passado, altura em que foi aberto o programa oficial de homenagem, em Portugal e em diversos países, ao Prémio Nobel de Literatura (1998).

Albufeira assinala estas celebrações com um recital de poemas, por Eduardo Ramos (músico) e Jorge Soares (declamador), a partir do livro "Os Poemas Possíveis". Será na próxima quinta-feira, dia 23, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, com entrada livre.

Eduardo Ramos é cantor, compositor e executante de música medieval Galaico-Portuguesa, música árabe, música sefardita e cantigas portuguesas tradicionais, cantando igualmente alguns poetas portugueses com música de sua autoria.

Jorge Soares é oriundo das artes cénicas, com um percurso que lhe permitiu contactar com diversos encenadores e companhias, nacionais e estrangeiras. Bonecreiro, ator e encenadora, cabe-lhe dizer na noite da próxima quinta-feira, poemas como “Criação”.

“Os Poemas Possíveis” é a primeira obra poética de José Saramago, publicada pela primeira vez em 1966. Nestas composições descobrem-se temas que marcam o seu percurso literário, como a liberdade, a fraternidade e a luta. Uma luta disfarçada, por dentro das palavras, na medida em que estes eram os "poemas possíveis" da altura, quando a censura espiava a alma dos escritores.