GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com | mscosta2000@gmail.com

A maior parte dos recursos hídricos do Algarve vêm de 3 origens – de barragens (Odeleite, Beliche, Bravura, Odelouca, Arade e Funcho) com uma capacidade útil de 267 milhões m3, de origem subterrânea, cujo potencial médio de recarga é avaliado em 180 milhões m3 e das águas residuais depuradas (50 milhões m3).

O consumo anual de água a partir das barragens é repartido entre a população permanente e flutuante (100 milhões m3) e o regadio (126 milhões m3).

Os aquíferos fornecem outros 100 milhões m3 para o regadio…

Relativamente às águas residuais, só a ETAR de Vilamoura verte para a Ribeira e praias de Quarteira e da Falésia 5 milhões m3/ano, enquanto a de Loulé descarrega o esgoto deficientemente tratado pelo Cadoiço abaixo até à praia do Trafal…

Loulé (cidade) é atravessada pelo Ribeiro do Cadoiço e vários dos seus afluentes. Também abundam as fontes - Bicas Velhas, Cácima, Nora, Vale de Rãs, Goncinha, Ilha Fria, Cadoiço, Portas do Céu, Canos, Horta Nova, Cagalhão... A conjugação de águas disponíveis e das terras férteis das Campinas de Cima e de Baixo, levou à fundação da urbe pelos Muçulmanos. Da cultura destes “mestres da água”, para quem a poluição hídrica implicava punições severas, pouco ficou.

Bicas Velhas é o nome de uma dessas fontes (fig.) junto da qual os Muçulmanos fundaram o Castelo e os Banhos Islâmicos de Loulé (Al-Ulya) no tempo da Taifa de Niebla (1234-1249)…     O seu caudal potável (junho de 2023), era de 175 m3/dia.

Quais as medidas propostas no âmbito dos recursos hídricos pelas entidades oficiais - Águas do Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Agência Portuguesa do Ambiente, Comissão de Coordenação do Algarve:

- Culpar o São Pedro pela falta de gestão hídrica

- Dessalinizar com custos ambientais e económicos elevados (8 milhões m3/ano)…

- Insistir na poluição de aquíferos subterrâneos, cursos de água e praias… versus reutilização das águas residuais…

- Diabolizar a agricultura

- Encerrar piscinas e balneários públicos para poupar água... pura demagogia.