Bispo do Algarve visita as paróquias da Conceição de Faro e de Pechão
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
O bispo do Algarve inicia no próximo dia 21 deste mês a visita pastoral às paróquias da Conceição de Faro e de Pechão.
A iniciativa tem início na Conceição de Faro, pelas 10h30, com a visita à Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Cónego Joaquim Jorge de Sousa, na Torre Natal, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Faro.
Depois do almoço-convívio no salão da Junta de Freguesia da Conceição de Faro, D. Manuel Quintas encontra-se com o Agrupamento 1201 do Corpo Nacional de Escutas, com as crianças de catequese paroquial com os elementos do Caminho Neocatecumenal.
Ao final da tarde, o bispo do Algarve reúne-se com o Conselho Pastoral e dos Assuntos Económicos e preside à celebração da Eucaristia.
No domingo, 22 de dezembro, o bispo diocesano segue para Pechão, para um encontro de manhã com as crianças da catequese paroquial e catequistas. D. Manuel Quintas preside ainda à celebração da Eucaristia e, após o almoço-convívio, reúne-se com o Conselho Pastoral e dos Assuntos Económicos.
O bispo do Algarve participará ainda num concerto de Natal na igreja paroquial.
Esta será a sexta visita pastoral deste ano de 2024/2025, depois das de Alcoutim, Cachopo, Giões, Martim Longo, Pereiro e Vaqueiros, de 30 de outubro a 03 de novembro; de Altura, Azinhal e Odeleite, de 05 e 06 de outubro; de Santa Bárbara de Nexe e Estoi, de 12 e 13 de outubro; de Cacela e de Vila Real de Santo António, nos dias 16 e 17 de novembro; e de São Luís e da Sé de Faro, nos dias 04 a 08 de dezembro.
Depois de ter visitado as paróquias da região pastoral do barlavento em 2022/2023 e as da região pastoral do centro em 2023/2024, neste ano pastoral de 2024/2025, D. Manuel Quintas visita agora as comunidades paroquiais da região pastoral do sotavento. As primeiras foram as paróquias de Altura, Azinhal e Odeleite nos dias 05 e 06 deste mês.
O bispo diocesano já explicou que esta ronda de visitas mais curtas se deve ao facto de ter querido ainda visitar a diocese toda após a pandemia e antes de terminar o seu serviço.
Recorde-se que o bispo do Algarve, após completar 75 anos no passado dia 27 de agosto, apresentou ao Papa o seu pedido de resignação, como determina o Direito Canónico.
Folha do Domingo