A candidatura bloquista portimonense que se apresenta com o slogan “Melhor Qualidade e Mais Dignidade para Portimão!”, contempla cerca de uma centena de candidatas e candidatos e em que os independentes predominam – 72%. Participam nas listas duas dezenas de jovens.
A candidatura bloquista portimonense engloba as profissões mais diversificadas, desde profissões liberais a estudantes, trabalhadores de serviços, operários e até pequenos empresários. Trata-se de uma candidatura transversal ao povo de Portimão, uma candidatura efetivamente popular e de esquerda socialista e que se apresenta como alternativa à governação local do PS que dirige o concelho há 45 anos, sem interrupções. Fruto do desgoverno do PS em Portimão o endividamento autárquico continua pesado, os impostos municipais encontram-se à taxa máxima, faltam os parques e os espaços verdes, espreitam nova frente de betão, a cidade e as freguesias estão ao abandono. Os portimonenses merecem melhor.
O Bloco de Esquerda apresenta-se a estas eleições com objetivos bem definidos: impedir uma nova vitória do PS através de uma vitória eleitoral ou, pelo menos, retirar-lhe a maioria absoluta, enfraquecer os partidos de direita PSD/CDS que deixaram um rasto de fome e destruição no país nos tempos da troika, derrotar a extrema-direita populista e não permitir o regresso à Câmara dos “sem-vergonha” que muito contribuíram para o desastre financeiro municipal.
O programa eleitoral da candidatura bloquista portimonense, em construção, irá centrar-se em 6 Compromissos para o concelho:
Medidas prioritárias para vencer a crise e combater as desigualdades;
Garantir o direito à habitação para todos/as;
Justiça fiscal, desenvolvimento e criação de emprego;
Uma cidade mais verde e sustentável;
Reforçar os serviços públicos;
Igualdade plena, democracia participativa e combate à corrupção.
Brevemente todos estes pontos serão desdobrados e publicitados com mais pormenor.
O Bloco de Esquerda/Portimão