Em colaboração com a CÂMARA MUNICIPAL DE FARO, a Galeria GAMA RAMA e a NA MOUCHE – ASSOCIAÇÃO CULTURAL, parceiros deste projeto em Portugal, o BLUETOUR prepara-se para deixar uma marca significativa na cidade, com uma série de intervenções artísticas e eventos culturais que visam promover um modelo de turismo sustentável e valorizar o património cultural e ambiental de Faro.
De 20 de setembro a 8 de novembro, a cidade vai receber workshops, conferências e várias intervenções artísticas, todas elas pautadas pela colaboração internacional, cooperação com a comunidade local e o compromisso com a preservação ambiental.
Em Faro, o BLUETOUR tem como missão repensar o turismo através da arte e da colaboração ativa com a comunidade local. Nesse sentido, antes das intervenções artísticas, foram realizados vários encontros comunitários, os chamados focus groups, com o intuito de reunir diversos stakeholders, incluindo artistas, decisores políticos, empresários dos setores do turismo e da restauração, ambientalistas, investigadores, pessoas com necessidades especiais e minorias étnicas.
Estes encontros revelaram-se fundamentais para a partilha de opiniões e experiências sobre o turismo sustentável, a inclusão social e a preservação da cultura local. Com base nos contributos da comunidade, os artistas envolvidos no BlueTour inspiraram-se para criar obras que refletem as realidades, preocupações e aspirações locais.
A programação do BLUETOUR inicia-se a 20 de Setembro com o início da pintura do mural da dupla artística LOS PEPES STUDIO (conhecida pelas suas criações de street art), na ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE FARO. A obra, intitulada “CICLOS”, explora a herança cultural e a biodiversidade de Faro, convidando à contemplação da sua identidade cultural e natural. A inauguração terá lugar no dia 26 de setembro, às 17h.
Entre os dias 26 e 28 de setembro, a Galeria GAMA RAMA acolhe a artista alemã YVONNE ROBERT em residência artística. Inspirando-se na fauna da Ria Formosa, Yvonne vai criar neste espaço cultural uma exposição imersiva que explora a biodiversidade local, com inauguração no dia 28 de setembro, às 17h.
No mesmo dia, noutra das salas da galeria, o artista farense SILVA SANCHO apresentará os protótipos da sua escultura de grande escala, a ser inaugurada no PASSEIO RIBEIRINHO DE FARO no início de novembro. Inspirada pelo ciclo de vida dos artrópodes, esta peça simboliza a capacidade de transformação e adaptação de Faro. Segundo o artista, “a escultura convida a comunidade a refletir sobre o poder da mudança e a importância de manter a identidade cultural frente às pressões do turismo e da gentrificação”.
Além de sensibilizar para práticas de turismo sustentável, o BLUETOUR pretende capacitar organizações culturais para contribuírem eficazmente para as políticas da União Europeia nas áreas costeiras mediterrâneas. Ao envolver artistas, operadores culturais, cientistas ambientais e as comunidades locais, o projeto promove uma reflexão sobre os impactos negativos do turismo descontrolado, como a descaracterização da paisagem natural e urbana, a poluição e a destruição ecológica, especialmente em áreas de grande valor natural.
Esta iniciativa é promovida pela associação Sineglossa (Itália), em colaboração com a associação LATRA (Grécia) e o Município de Faro, GAMA RAMA e Na Mouche – Associação Cultural (Portugal), e é co-financiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Gama Rama