Miguel Oliveira, piloto da CryptoDATA RNF MotoGP Team, teve um sábado emocionante no Grande Prémio de Portugal.

O ídolo nacional, além de ter conseguido qualificar-se em P4, largando assim da segunda linha da grelha de partida, chegou a lutar por uma posição no pódio na primeira corrida Sprint da história do Campeonato Mundial de MotoGP.

Depois de uma sexta-feira desafiante e algumas contusões na sua perna e pé esquerdos após uma queda forte, Miguel Oliveira estava totalmente motivado para recuperar o terreno perdido no sábado no seu circuito local, o Autódromo Internacional do Algarve, e assim o fez. O piloto da Charneca de Caparica concretizou uma qualificação incrível, na Q1, para se classificar em P2 e garantir o último acesso para a Q2. Na Q2, foi também bem sucedido e registou o quarto tempo mais rápido, garantindo um lugar na frente, mais especificamente da segunda fila para a corrida de domingo, e também para a primeira corrida de Sprint da história do MotoGP hoje.

Partindo da qiarta posição, conseguiu manter-se entre os cinco primeiros por um bom tempo, e chegou até ao quarto lugar na quinta volta da corrida. Durante as três últimas voltas do curto sprint, travou uma forte batalha com Marc Marquez e Jack Miller e conseguiu posicionar-se em terceiro lugar na última volta. No entanto, um erro na travagem custou metros valiosos, e acabou por cruzar a bandeira de xadrez em sétimo lugar.

"É claro que teria sido muito melhor estar em terceiro lugar, mas não é uma grande deceção, pois ainda temos uma corrida completa amanhã. Alarguei a trajetória na última volta, pois estava a travar um pouco demais no lugar errado, então saí da pista e não consegui fazer a curva com o vento dentro da moto. É uma pena, mas ainda são três pontos. Temos outra oportunidade amanhã, além de termos também a possibilidade de preparar a moto um pouco melhor para a corrida principal", referiu Miguel Oliveira.

A corrida de domingo terá a primeira distância completa de corrida de 2023, com o piloto da CryptoDATA RNF MotoGP Team a preparar-se para as 25 voltas estipuladas, logo após o Warm Up que acontece às 09h45. A corrida inicia-se às 14h00.