A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), com o apoio da Roche e participação da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL) e da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), lança no dia 15 de setembro, dia Mundial do Linfoma, uma campanha de sensibilização que desafia os portugueses a fazerem bolas de sabão para mostrarem a sua solidariedade para com todos os doentes que estão a lutar contra esta patologia. O exemplo é dado pelas figuras públicas Rui Veloso, Luís Represas, Maria Ana Bobone, Vasco Palmeirim, Pedro Ribeiro e Marco Paulo que, num vídeo que está a ser partilhado na página de Facebook da APCL, convidam os portugueses a juntarem-se a esta causa (Facebook.com/AssociacaoPortuguesaContraLeucemia).
A mensagem de sensibilização será também levada às ruas de Lisboa por um grupo de voluntários que, num autocarro, percorrerá a cidade distribuindo folhetos informativos sobre a doença e oferecendo tubos de bolas de sabão à população. As pessoas serão convidadas a associarem-se à iniciativa, cobrindo o céu com bolas de sabão, como forma de sensibilização e alerta para o linfoma.
Manuel Abecassis, presidente da APCL e Diretor do Departamento de Hematologia e do Programa de Transplantação de Medula Óssea do Instituto Português de Oncologia de Lisboa explica que “o linfoma é uma doença com sintomas pouco específicos e muitas vezes silenciosa”.
“Gânglios aumentados, cansaço extremo, emagrecimento e febre inexplicáveis podem indicar que estamos perante um caso de linfoma. É preciso estar atento aos sinais, é preciso conhecer os sintomas. É com esse objetivo que desenvolvemos esta campanha para que, tal como as bolas de sabão, a informação sobre os linfomas se possa propagar e chegar ao maior número possível de pessoas”, conclui o mesmo especialista.
Um estudo realizado no ano passado em Portugal mostra que apenas 5% da população considera estar bem informada sobre o linfoma, pelo que é fundamental sensibilizar e esclarecer sobre sintomas, diagnóstico e tratamentos. Esta doença atinge, todos os anos, cerca de 1.700 pessoas no nosso país.
O que é um linfoma?
O linfoma é um tumor maligno que resulta do crescimento anormal de células do sistema linfático e é considerado umas das 10 principais causas de morte por cancro na Europa.
Os sintomas do linfoma são pouco específicos, porque são comuns a um grande número de doenças, o que dificulta o diagnóstico inicial. O sintoma mais frequente é o aparecimento de um gânglio linfático aumentado de tamanho, que não causa dor e pode estar localizado no pescoço, axilas ou virilhas. Outros sintomas que podem surgir são: suores intensos durante a noite, febre sem explicação, cansaço extremo e perda de peso inexplicável. Por vezes não existem quaisquer sintomas e o linfoma é descoberto de forma acidental durante um exame médico de rotina.
Quando há suspeita de linfoma os doentes são encaminhados para um hospital para serem observados e orientados por uma equipa de especialistas. Para o diagnóstico é necessário realizar uma biopsia (amostra de tecido) de um gânglio linfático aumentado de tamanho. Mais informações em www.linfoma.com.pt e www.infocancro.com.
Por: Guesswhat