Estas bolsas visam promover a internacionalização do percurso académico dos estudantes da UAlg, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, académico e profissional através de uma experiência internacional.
Requisitos de candidatura
Podem candidatar-se às bolsas os estudantes que cumpram cumulativamente os seguintes requisitos:
Estar inscrito na UAlg, no ano letivo 2026/2027, em regime de tempo integral (mais de 35 ECTS) num curso de licenciatura ou mestrado, exceto nos casos em que o estudante se encontre a finalizar o curso;
Ter a situação financeira regularizada junto da UAlg;
Estar inscrito num programa de mobilidade Erasmus+ para fins de estudo no mesmo ano letivo.
Não são elegíveis para efeitos de candidatura:
Estudantes que tenham ingressado na UAlg através de programas de mobilidade ou intercâmbio;
Estudantes que participem em programas Erasmus+ para fins de estágio.
Critérios de seleção
A avaliação das candidaturas terá em conta os seguintes critérios:
- Rendimento anual pessoal ou familiar per capita, de acordo com o IRS de 2025 (50%);
- Condição de deslocado do agregado familiar (30%);
- Carta de motivação, evidenciando a importância da bolsa no percurso pessoal e profissional do candidato (20%).
Submissão de candidaturas
As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 26 de junho de 2026, exclusivamente através da plataforma online Bolsas Santander.
Cada estudante é responsável pela elaboração e submissão da sua candidatura, devendo incluir todos os documentos exigidos no regulamento num único ficheiro em formato PDF. A submissão incompleta implicará o indeferimento da candidatura.
Número e valor das bolsas
No ano letivo 2026/2027 serão atribuídas 20 bolsas, no valor unitário de 500 euros.
Resultados
As candidaturas serão avaliadas e seriadas pelo Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade da UAlg, sendo os resultados divulgados no dia 28 de julho de 2026.
Para mais informações clique aqui.
UAlg


