28-09-2015
“O botulismo alimentar é uma doença grave, de evolução aguda, com sintomas digestivos e neurológicos, resultante da ingestão de diversos tipos de alimentos, contendo toxinas formadas pelo Clostridium botulinum no próprio alimento.
No mês de setembro de 2015 foram notificados três casos de botulismo alimentar, confirmados laboratorialmente, não tendo sido registado nenhum óbito.
Na sequência da investigação epidemiológica, ainda em curso, foi possível determinar que a origem destes casos de doença está associada à ingestão de produtos alimentares fumados (alheiras), comercializados apenas com a seguinte marca comercial: “Origem Transmontana”
Os produtos referidos podem ter sido distribuídos e comercializados em diversos pontos do país, podendo encontrar-se na posse dos consumidores, considerando que é frequente a congelação doméstica dos mesmos.
Como resultado da avaliação de risco efetuada pelas Direção-Geral da Saúde, Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, foi decidido à luz dos princípios da prevenção e precaução, bem como de defesa do consumidor:
1. Retirada imediata dos produtos à base de carne e dos queijos, da marca comercial “Origem Transmontana”, dos circuitos de distribuição e comercialização;
2. Informação à população para que os produtos adquiridos, à base de carne e os queijos, da marca comercial “Origem Transmontana”, não sejam consumidos.
As autoridades competentes mantêm-se atentas e em articulação na resolução desta situação."
Atualização - 21-10-2015
No seguimento da investigação epidemiológica sobre a ocorrência de casos de botulismo alimentar em Portugal, atualiza-se a informação:
• Encontram-se confirmados cinco casos de botulismo alimentar, três notificados na Região Norte, um na Região Centro e um na Suíça, em cidadão que consumiu alimentos suspeitos em Portugal;
• Os cinco doentes já tiveram alta para o domicílio.
• Não se registaram óbitos.
Por Direção Geral de Saúde