O Sporting de Braga B venceu hoje o Marítimo B por 1-0, em jogo da 44.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, e relegou os madeirenses para o Campeonato Nacional de Seniores (CNS).

Os bracarenses, que venceram com um golo de Fábio Martins, aos 38 minutos, estão no primeiro lugar acima da zona de despromoção (21.º), com 48 pontos, mais nove do que a turma de Ludgero Castro, quando faltam disputar apenas dois jogos.

A equipa da casa ficou também a um ponto de garantir a manutenção, pois continua com mais cinco pontos do que o Atlético - venceu hoje em Portimão por 2-1 - e tem vantagem no confronto direto com os alcantarenses (vitória por 4-2, em casa, e empate a um golo, fora).

A turma madeirense, consciente da importância deste jogo para as contas da manutenção, entrou bem na partida, esclarecida no terreno, exibindo um futebol de posse no meio-campo adversário, mas sem criar ocasiões claras para alvejar a baliza de José Costa.

Os 'arsenalistas', pelo contrário, sentiram dificuldades na zona intermediária, mas sempre que chegaram à área maritimista foram perigosos, com Carlos Fortes a atirar ao poste, aos 13 minutos.

O Braga B acabou por inaugurar o marcador aos 38 minutos, quando Fábio Martins, com espaço na esquerda, irrompeu pela área, passou por Armando, enquadrou-se com a baliza e rematou com força, sem hipótese de defesa para José Sá.

Reduzidos a dez unidades pela expulsão de Vidales, aos 51 minutos, os maritimistas perderam o controlo do meio-campo, e Dolly Menga, que entrou ao minuto 61, dispôs de um lance claro para ampliar a vantagem bracarense, aos 76 minutos, quando rematou ao poste.

Os insulares ainda dispuseram de uma grande penalidade, aos 77 minutos, quando José Costa derrubou Ibrahim e viu o vermelho direto, mas, na conversão, Filipe Oliveira permitiu a defesa do recém-entrado Tiago Sá (80), selando o destino dos madeirenses neste campeonato.

 

Jogo no Estádio 1.º de Maio, em Braga.

Sporting de Braga B - Marítimo B, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

 

Marcadores:

1-0, Fábio Martins, 38 minutos.

 

Equipas:

- Sporting de Braga B: José Costa, Thales, Pedro Monteiro, Gonçalo, Núrio, Gamboa, Nuno Valente (Tiago Sá, 79), Chidi (Vukcevic, 71), Fábio Martins, Erivaldo e Carlos Fortes (Dolly Menga, 61).

(Suplentes: Tiago Sá, Oto'o, Vukcevic, Nené, Joca, Oti e Dolly Menga).

Treinador: Abel Ferreira.

- Marítimo B: José Sá, Armando, Bernardo Lopes, Igor Rossi, António Carlos (Marcos Barbeiro, 90), Gonçalo, Pana, Filipe Oliveira (Kaká, 81), Tiago (Kukula, 84), Vidales e Ibrahim.

(Suplentes: Rui Vieira, Touré, Diney, Kaká, Marcos Barbeiro, Aldair Neto e Kukula).

Treinador: Ludgero Castro.

 

Árbitro: João Pinto (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para António Carlos (10), Vidales (24 e 51), Gonçalo (33), Bernardo Lopes (64), Thales (67 e 87), Tiago Sá (90+2), Kukula (90+2). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Vidales (51) e Thales (87). Cartão vermelho direto para José Costa (77).

Assistência: cerca de 1.000 espetadores.

 

TYME // NFO

Lusa/Fim.