Os bracarenses, que venceram com um golo de Fábio Martins, aos 38 minutos, estão no primeiro lugar acima da zona de despromoção (21.º), com 48 pontos, mais nove do que a turma de Ludgero Castro, quando faltam disputar apenas dois jogos.
A equipa da casa ficou também a um ponto de garantir a manutenção, pois continua com mais cinco pontos do que o Atlético - venceu hoje em Portimão por 2-1 - e tem vantagem no confronto direto com os alcantarenses (vitória por 4-2, em casa, e empate a um golo, fora).
A turma madeirense, consciente da importância deste jogo para as contas da manutenção, entrou bem na partida, esclarecida no terreno, exibindo um futebol de posse no meio-campo adversário, mas sem criar ocasiões claras para alvejar a baliza de José Costa.
Os 'arsenalistas', pelo contrário, sentiram dificuldades na zona intermediária, mas sempre que chegaram à área maritimista foram perigosos, com Carlos Fortes a atirar ao poste, aos 13 minutos.
O Braga B acabou por inaugurar o marcador aos 38 minutos, quando Fábio Martins, com espaço na esquerda, irrompeu pela área, passou por Armando, enquadrou-se com a baliza e rematou com força, sem hipótese de defesa para José Sá.
Reduzidos a dez unidades pela expulsão de Vidales, aos 51 minutos, os maritimistas perderam o controlo do meio-campo, e Dolly Menga, que entrou ao minuto 61, dispôs de um lance claro para ampliar a vantagem bracarense, aos 76 minutos, quando rematou ao poste.
Os insulares ainda dispuseram de uma grande penalidade, aos 77 minutos, quando José Costa derrubou Ibrahim e viu o vermelho direto, mas, na conversão, Filipe Oliveira permitiu a defesa do recém-entrado Tiago Sá (80), selando o destino dos madeirenses neste campeonato.
Jogo no Estádio 1.º de Maio, em Braga.
Sporting de Braga B - Marítimo B, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Fábio Martins, 38 minutos.
Equipas:
- Sporting de Braga B: José Costa, Thales, Pedro Monteiro, Gonçalo, Núrio, Gamboa, Nuno Valente (Tiago Sá, 79), Chidi (Vukcevic, 71), Fábio Martins, Erivaldo e Carlos Fortes (Dolly Menga, 61).
(Suplentes: Tiago Sá, Oto'o, Vukcevic, Nené, Joca, Oti e Dolly Menga).
Treinador: Abel Ferreira.
- Marítimo B: José Sá, Armando, Bernardo Lopes, Igor Rossi, António Carlos (Marcos Barbeiro, 90), Gonçalo, Pana, Filipe Oliveira (Kaká, 81), Tiago (Kukula, 84), Vidales e Ibrahim.
(Suplentes: Rui Vieira, Touré, Diney, Kaká, Marcos Barbeiro, Aldair Neto e Kukula).
Treinador: Ludgero Castro.
Árbitro: João Pinto (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para António Carlos (10), Vidales (24 e 51), Gonçalo (33), Bernardo Lopes (64), Thales (67 e 87), Tiago Sá (90+2), Kukula (90+2). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Vidales (51) e Thales (87). Cartão vermelho direto para José Costa (77).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.
TYME // NFO
Lusa/Fim.