A palavra Brasil tem origem na grande quantidade de árvores de pau-brasil existentes na região do litoral brasileiro. Brasil deriva de brasa, pois esta árvore possui uma seiva avermelhada, cor de brasa. Durante anos essas árvores foram extraídas e vendidas para o continente europeu. Podemos dizer que foi um dos objectos que mais cruzou o Atlântico.

Nos últimos anos, novos grupos migratórios escolheram Portugal ou o Brasil para estudar, em busca de novas oportunidades de trabalho ou para sair do seu país de origem por motivos políticos. Quem são esses novos migrantes brasileiros e portugueses? Que desejos têm quando decidem migrar? Em “Brasa”, Tiago Cadete lança um olhar crítico sobre a relação histórica entre Portugal e Brasil.

Ficha Artística:

Criação e espaço Tiago Cadete

Com e co-criação Gaya de Medeiros, Julia Salem, Keli Freitas, Magnum Alexandre Soares, Tiago Cadete, Ana Lobato, Dori Nigro, Gustavo Ciríaco, Isabél Zuaa e Raquel André.

Assistente de criação Leonor Cabral Figurino Carlota Lagido

Assistente de figurinos Sandra Guerreiro Luz Rui Monteiro

Câmara Afonso Sousa Edição de tela António MV

Director técnico Élio Antunes

Produção executiva Cláudia Teixeira

Gestão financeira e administração Vítor Alves Brotas

Assessoria de imprensa Mafalda Simões

Fotografia de divulgação Afonso Sousa e Tiago Cadete

Fotografias de cena João Tuna

Documentário Afonso Sousa e Tiago Cadete

Parceria Antena 3

Produção Co-pacabana

Residências Fábrica das Ideias, Gafanha da Nazaré (23 Milhas); Espaço do Tempo; Teatro da Malaposta; Teatro da Voz

Co-produção BoCA – Biennial of Contemporary Arts

Projecto financiado por República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes

Parceiro institucional República Portuguesa - Ministério da Cultura “Brasa” é uma comissão da BoCA Bienal de Artes Contemporâneas 2021 M12/60 min

Apresentações: ESTREIA | TEATRO DAS FIGURAS, Faro 29 de Setembro às 21h30

Reservas: 289 888 110 ESTREIA | CARPINTARIAS DE SÃO LÁZARO, Lisboa De 14 a 17 Outubro às 21h00 Bilheteira online: https://ticketline.sapo.pt/evento/boca-tiago-cadete-56930

BIOGRAFIA:

TIAGO CADETE nasceu em Faro, 1983. Vive actualmente entre Lisboa e o Rio de Janeiro. O seu trabalho situa-se na fronteira entre as Artes performativas e Visuais. Frequenta o Doutoramento em artes visuais EBA-UFRJ onde é Mestre pela mesma instituição. É licenciado em Teatro ESTC. Pós Graduado em dança pela Faculdade Angel Vianna. Até hoje o seu trabalho tem sido apresentado em diversos teatros e festivais no continente Europeu, Americano e Asiático. Como intérprete trabalhou com Francisco Camacho, Carlota Lagido, Sílvia Real, Mariana Tengner Barros, Gustavo Ciríaco, Tino Sehgal, Jorge Silva Melo, João Brites, Alfredo Martins. Em 2011 participou no projecto europeu de pesquisa e criação de performance A.D.A.P.T das suas criações destaca “ENTREVISTAS”, “APAGÃO”, “HIGHLIGHT”, “GOLDEN” e ”ALLA PRIMA”. Desde 2009 colabora regularmente com Raquel André tendo criado as peças: “NO DIGITAL”, “LAST” e “TURBO_LENTO” como o apoio da FCG, GDA e da Dgartes. Colabora com criações para o Serviço Educativo da Culturgest. É artista associado da EIRA.