Os corredores portugueses Bruno Machado e Ana Silvestre estiveram hoje em bom plano na prova de cross country olímpico (XCO) dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizada em Nanjing, China, alcançando a nona e a décima segunda posições, respetivamente.
Depois de ontem ter fechado o top 10 na disciplina de BMX, Bruno Machado subiu hoje um degrau na corrida de XCO, terminando a prova na nona posição, a 3m57s do vencedor, o mexicano José Gerardo Ulloa. Este resultado deu 15 pontos a Portugal, permitindo à equipa masculina lusa subir quatro posições na geral, ocupando agora o 14.º lugar. A Colômbia lidera.
No setor feminino, Ana Silvestre concluiu a competição de XCO praticamente no primeiro terço da classificação, no 12.º lugar, a 5m51s da checa Barbora Prudkova, que venceu com grande margem sobre toda a concorrência. Na geral, Portugal subiu um posto, estando agora na 26.ª posição. A Dinamarca comanda, mas tem apenas dez pontos de vantagem sobre a República Checa e sobre o Equador.
Os concursos feminino e masculino de ciclismo nestes Jogos Olímpicos da Juventude terminam na madrugada da próxima sexta-feira, com a disputa das provas de fundo em estrada. Nestas corridas competem todos os corredores inscritos. Ou seja, no setor feminino Portugal estará representado por Ana Lopes e por Ana Silvestre, enquanto que na prova masculina Bruno Machado e Tiago Antunes envergarão as cores lusas.
Na madrugada de domingo encerra o programa de ciclismo dos Jogos Olímpicos da Juventude, com uma corrida que é uma novidade. Trata-se da estafeta, que é duplamente mista, uma vez que cada equipa tem quatro elementos, dois masculinos e dois femininos, e o percurso divide-se em BTT e estrada.
A competição inicia-se com BTT, disciplina em que Portugal estará representado por Ana Silvestre e por Bruno Machado, que passarão o testemunho aos companheiros de estrada, Ana Lopes e Tiago Antunes.
Por: UVP-FPC