Relembre-se, a este respeito, que o CMRSUL está a funcionar a 50 por cento, tem um piso encerrado e camas desaproveitadas, listas de espera a crescerem, o que põe em causa esta unidade de referência, a qual constitui uma resposta assistencial de grande qualidade para SBA e para o Algarve. O perpetuar deste impasse é lesivo para a instituição e para os seus utentes.
Esta audição vem na sequência das cerca de 2000 assinaturas que subscreveram a petição e demonstram toda a sua solidariedade com esta iniciativa do PSD/SBA que contou com o apoio dos sambrasenses de todos os quadrantes políticos e mesmo apartidários, que se juntaram na defesa de algo mais importante que as suas ideologias politicas, São Brás de Alportel.
Relembramos ainda que nesta petição são exigidas “… respostas céleres por parte do governo (...), reiterando ainda a exigência da criação das condições necessárias ao retomar do pleno funcionamento desta unidade, em prol da defesa dos utentes e da defesa das condições de trabalho e motivação dos profissionais exigindo que se adote um modelo de gestão em que seja garantida a autonomia de gestão (clínica, administrativa e financeira) do referido Centro. “
Recorde-se, a este respeito, que o Sr. Ministro da Saúde assegurou, em mais do que uma ocasião, que o grave problema estaria resolvido em 2016.
Gostaríamos de agradecer a todos os sambrasenses e amigos do nosso concelho que se solidarizaram com esta petição, subscrevendo-a, e tornaram possível a reunião do número de assinaturas necessárias para que a mesma seja discutida nesta audição. Esperemos que a solução seja célere, apesar do não cumprimento dos prazos legais pelo relator - Deputado do PS Luís Graca- esperando que de uma vez por todas, todos os constrangimentos estejam solucionados exigimos que seja apresentada uma solução que garanta a sustentabilidade e qualidade dos serviços prestados pelo Centro de Medicina de Reabilitação do Sul como outrora teve.
Estaremos sempre na linha da frente na luta pelos direitos dos sambrasenses e na defesa do nosso concelho. São Brás de Alportel Primeiro!
Por: PSD São Brás de Alportel