Na reunião de Câmara de 17 de março, fase inicial desta crise, apresentou uma proposta para a disponibilização de um “kit higiénico” que compreendia a disponibilização de máscaras para todos os munícipes e a criação de uma marca com vista a divulgar os produtos e recursos endógenos, incentivando ao consumo do que localmente é produzido e promovendo os serviços prestados pelos São-Brasenses. Estas propostas, atualmente em curso, surgem numa tentativa de amenizar os impactos financeiros que advém desta crise sanitária, confirmando assim a sua pertinência e justificação de atuação do município.
Estando o país a passar por uma fase de desconfinamento e perspetivando-se uma progressiva reabertura da economia, exige-se que o município esteja na linha da frente das necessidades da população no combate a esta doença assim como no apoio às empresas locais.
Em reunião de câmara no 8 de junho, continuando a apresentar o mesmo espírito desenvolvido proativo até aqui, foi apresentada a proposta para disponibilização de testes de rastreio ao COVID-19, com especial foco nos estabelecimentos hoteleiros. Quando aliados ao selo “Clean & Safe”, entregue pelo Turismo de Portugal, procura-se que os turistas que visitam São Brás de Alportel detenham uma confiança acrescida que lhes dê garantias que os colaboradores destes estabelecimentos não são portadores da doença. Promovendo o turismo no concelho de forma diferenciada e considerando um investimento imprescindível ao município, procura-se um valioso retorno com o aumento de visitantes a passar pelo nosso concelho, amenizando o impacto desta crise que a todos afeta.
São Brás de Alportel, 15 de junho de 2020
Bruno Sousa Costa
(Vereador do PSD na Câmara Municipal de São Brás de Alportel)