A maior feira de turismo nacional está de volta a Lisboa, na Fil, onde o pavilhão do Turismo do Algarve/Região de Turismo do Algarve juntou o que de melhor se faz na região.
Todos os Municípios do Algarve marcaram mais uma vez presença na feira, depois da última edição em 2019. O nosso jornal esteve presente no evento no dia de ontem, 18 de março. A feira teve início no dia 16 e termina a 20 de março.
Tavira marca presença no certame, mostrando o que de melhor se faz no concelho. Há destaque para a "Mostra da Primavera", o "25 de Abril em Tavira", a "Dieta Mediterrânica", entre muitas outras atividades promovidas pelo Município. Ao nosso jornal Eurico Palma, vice-presidente da autarquia, explicou que "é muito importante a presença do Município de Tavira neste certame".
Apesar de todos os destaques, o grande 'visado' do dia de ontem foi mesmo o folhado de Tavira. O conhecido bolo de pastelaria tavirense foi ontem apresentado ao público. "Trouxemos o folhado de Tavira, que foi confecionado na apresentação pela Dona Leonilde, que há muitos anos detém a receita. Queremos que este produto se afirme e, por isso, escolhemos este local para ajudar à sua divulgação", afirmou o vice-presente de Tavira. Os visitantes da BTL provaram e aprovaram o folhado de Tavira, que fez a delícia de dezenas de pessoas presentes na apresentação.
ALBUFEIRA NA BTL COM DESTAQUE PARA A CANDIDATURA A “CIDADE EUROPEIA DO VINHO 2003” E ESTAÇÃO NÁUTICA
Albufeira volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa. O Município organizou uma apresentação para promover o aspirante a Geoparque Algarvensis. Para além deste, a Nautical Portugal, com a Estação Náutica de Albufeira está também em destaque na BTL.
A Estação Náutica de Albufeira (ENA) pretende assumir-se como uma plataforma de interação, com o objetivo de promover a cooperação entre municípios, empresas de serviços náuticos e empresas turísticas, entre o sector público e o sector privado. Deste modo, a ENA procura uma otimização dos recursos naturais, infraestruturas e equipamentos existentes no território, para oferecer aos visitantes, turistas, população residente e a todos os praticantes da náutica de recreio, um conjunto de experiências e propostas organizadas e a funcionar em rede.
Um dos momentos altos da participação de Albufeira na BTL prende-se também com a candidatura a “Cidade Europeia do Vinho 2023”, conjuntamente com os Municípios de Silves, Lagos e Lagoa.
Refira-se que o concurso anual “Cidade Europeia do Vinho” tem um caráter rotativo entre os diversos países que fazem parte da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), dentro do contexto da defesa e da divulgação do turismo.
ALCOUTIM PROMOVE A GRANDE ROTA DO GUADIANA
Em Alcoutim, a valorização do território e os recursos naturais estão presentes na Feira. Houve ainda espaço para promover a gastronomia e alguns locais a visitar.
A Grande Rota do Guadiana foi um dos destaques na BTL, assim como a rota entre o Município Algarvio e Sanlúcar de Guadiana (Espanha). São dois países, uma viagem!
ALJEZUR MOSTRA BATATA DOCE, MEDRONHO E MEL
O Município de Aljezur pretende promover a natureza, a cultura e produtos de qualidade/gastronomia, com especial destaque para o pescado, mariscos, batata-doce, medronho e mel.
Aljezur apresenta também a sua oferta cultural e turística, assim como o património histórico e natural de relevância, que permitem o aproveitamento das condições ambientais e paisagísticas existentes para experiências únicas.
Destaque ainda para o programa “Aljezur Sempre", que pretende potenciar a visitação de todo o concelho de Aljezur, visando combater a sazonalidade e revitalizando o turismo.
CASTRO MARIM APOSTA NA PROMOÇÃO DA FLOR DE SAL
Já o Município de Castro Marim, tornou 'Rei' do seu stand a Flor de Sal. Em declarações ao nosso jornal, o funcionário do Município Gonçalo Castro, explicou que "a Flor de Sal de Castro Marim está em destaque na BTL pela sua grandiosidade". O Sal de Castro Marim, o melhor Sal do mundo, é um produto alimentar inteiramente natural, recolhido segundo métodos tradicionais, produzido desde tempos imemoráveis, numa simbiose perfeita entre a força do homem e a vontade da natureza. Uma arte mantida através de gerações por homens que, ao ar livre e sob um sol inclemente, durante as estações mais quentes e secas do ano, produzem Sal Marinho e Flor de Sal.
As salinas de Castro Marim, situadas em plena Reserva Natural, constituem uma das mais importantes zonas de extração salineira do país. Hoje, a produção artesanal de Sal e Flor de Sal em Castro Marim continua viva e adaptada ao mundo atual.
Para além deste produto, não ficaram esquecidos os "figos secos e a amêndoa", assim como a valorização do território.
FARO DESTACA A RIA FORMOSA, O TURISMO NÁUTICO E A EN2
O Município de Faro pretende promover na feira os principais produtos turísticos de Faro. Neste espaço, estiveram em destaque o turismo cultural, através do rico património histórico e arquitetónico, bem como o turismo de natureza, nomeadamente devido à grandiosidade da Ria Formosa das praias de excelência situadas nas suas ilhas barreira da Barreta (Deserta), Culatra, Farol e Praia de Faro e ainda à gastronomia e lazer associados a este paraíso natural do concelho.
Outro dos grandes destaques é o turismo náutico, em particular a divulgação da plataforma digital da Estação Náutica de Faro e da promoção de um conjunto de experiências de lazer e da prática de desportos náuticos (vela, surf, windsurf, bodyboard, stand up padel, entre outros), juntamente com um conjunto de serviços de apoio a visitantes e tripulações que aí encontram o que precisam para uma visita única à cidade.
Outra aposta, com vista à antecipação da retoma do Turismo prendeu-se com a Estrada Nacional 2 (EN2) e a sua mítica rota, que tem em Faro o seu ponto de chegada (ou partida), pelo que o Município marcou também presença no espaço da Associação de Municípios da Estrada Nacional 2, com vista à promoção desta rota turística que vem ganhando uma relevância crescente anualmente e cada vez maior número de visitantes nacionais e estrangeiros.
LAGOA QUER AFIRMAR-SE COMO DESTINO TURÍSTICO DE EXCELÊNCIA
Com esta presença em Lisboa, o Município de Lagoa procura reforçar a promoção dos seus melhores produtos gastronómicos e dos seus vinhos, aliados à oferta tradicional de sol e mar. Alinhado com a estratégia da Região de Turismo do Algarve, de promoção do Turismo Industrial na região, o Município de Lagoa irá, também, apresentar as unidades existentes no concelho que promovem esta oferta turística.
“Era muito importante voltarmos a marcar presença na BTL, uma vez que cerca de 95% da economia do nosso concelho provém direta ou indiretamente do turismo. Nesta fase de retoma económica, apostar na divulgação de Lagoa, como destino turístico de excelência, é apostar nas empresas e famílias Lagoenses”, considerou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, em declarações recentes.
LAGOS PROMOVE CULTURA, PATRIMÓNIO E GASTRONOMIA
José Viegas, Coordenador Principal da Unidade Técnica de Comunicação Cultura e Turismo do Município, revelou que um dos objetivos de Lagos na BTL é "mostrar o que de melhor temos para oferecer aos residentes e visitantes".
"Somos mais do que um concelho de praias de sonho, temos cultura e património e este ano vamos ter oportunidade de apresentar um livro sobre os sabores do mar, onde damos destaque à nossa gastronomia", acrescentou o profissional do concelho.
Os passeios pedestres, a BTT e todo o património natural está ainda em destaque no stand do Município de Lagos.
LOULÉ PROMOVE-SE NA BTT SEM ESQUECER AS FREGUESIAS
O Município de Loulé volta também a marcar presença na BTL, com o objetivo de promover e valorizar a sua natureza, as praias, os eventos e a gastronomia do concelho. As Freguesias de Loulé não foram esquecidas e houve destaque para cada uma, com panfletos informativos acerca dos eventos mais importantes de cada local.
O Geoparque Algarvensis, que liga o Município de Loulé, a Silves e Albufeira, esteve também em destaque no stand do concelho de Loulé. O aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO é uma área territorial com limites bem definidos, que possuindo um património geológico de grande relevo a nível nacional e internacional, alia uma estratégia de geoconservação e um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental, à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável baseado em atividades de geoturismo, envolvendo as comunidades locais, contribuindo para a valorização e promoção dos produtos locais.
Entre outros eventos, estão a ser promovidos ainda o Loulé Criativo, o Festival MED e todos os mercados e feiras que se realizam ao longo do ano. Houve ainda destaque para as Minas de Sal-Gema.
MONCHIQUE PROMOVE A TRANQUILIDADE DA SERRA
O Município de Monchique leva a serra algarvia até Lisboa, num stand recheado de natureza, cultura e gastronomia. A tranquilidade do Município, que pretende valorizar o seu território, são alguns dos destaques principais.
OLHÃO LEVA MINI FOLAR A LISBOA
Olhão marcou mais uma vez presença na maior feira de turismo do País, promovendo vários produtos e serviços locais, numa aposta cada vez mais clara na apresentação deste destino como uma excelente opção turística. Destaque ainda para as imagens da Ria Formosa, com a fauna e a flora representadas.
O Mini Folar de Olhão esteve também no stand do Município. O folar de Olhão consiste em camadas de massa intercaladas com manteiga, canela e açúcar amarelo. No forno, o açúcar e a gordura resultam numa calda de tipo caramelo, de onde vem o seu brilho e aspeto húmido.
PORTIMÃO ANUNCIA REGRESSO DO "FESTIVAL DA SARDINHA"
Portimão marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa e enaltece o “Faça Check-In @Portimão”. Esta campanha está presente no stand de Portimão e já foi apresentada ao público.
O Moto GP e os festivais Afronation, Secret Project e Festival Rolling Loud são outros dos destaques do Município, que volta a promover a sua cultura com a aposta em festivais de música.
Também o regresso do Festival da Sardinha é destacado na programação de verão do Município, que regressa após o interregno provocado pela pandemia.
SÃO BRÁS DE ALPORTEL QUER VALORIZAR O MEDRONHEIRO E O MEDRONHO
No stand de São Brás de Alportel, estão em destaque o medronheiro e o medronho, assim como o Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul e onde será atribuído o “Prémio Inovação”.
A inovação tem como objetivo valorizar artesãos, produtores e empresários locais que apresentam projetos inovadores inspirados, sobretudo, no medronho e em produtos autóctones.
A Feira da Serra, A Festa das Tochas Floridas, a Rota da Estrada Nacional 2 e a Casa Memória da EN2, são também algumas das muitas propostas do Município que pode conhecer na BTL.
SILVES PROMOVE A LARANJA, O VINHO E O GEOPARQUE ALGARVENSIS
O stand do Município de Silves aposta na promoção da diversidade e potencialidade da oferta turística do concelho, dando especial atenção às marcas Silves Capital da Laranja e Vinhos de Silves, à área Marinha Protegida de Interesse Comunitário da Baía de Armação de Pêra e ao aspirante a Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.
Vitor Lima, técnico de turismo da Câmara Municipal de Silves, explicou ao nosso jornal que "queremos, com a mostra na BTL, promover o que há de melhor no concelho, da serra ao mar".
VILA DO BISPO QUER "MOSTRAR AQUILO QUE TEMOS DE DIFERENCIADOR NA REGIÃO" - AUTARCA
O nosso jornal entrevistou ainda Rute Silva, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, que começou por referir que "é sempre um privilégio retomar a BTL, interrompida por causa da pandemia".
Sobre o objetivo de Vila do Bispo na BTL, a autarca foi clara: "somos um território especial do Algarve, porque estamos em Parque Natural, e o que queremos mostrar acima de tudo é aquilo que temos de diferenciador na nossa região". Em destaque no stand no Município de Vila do Bispo, estava "a natureza, as nossas caminhas, o Festival de Observação de Aves e as nossas Rotas e passeios marítimos", frisou Rute Silva.
Também Ricardo Soares, arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo, explicou o objetivo da autarquia na BTL, referindo que se quer "promover o território e as suas valências culturais, sempre com a preocupação da sustentabilidade".
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO MARCA PRESENÇA NA BTL E APRESENTA NOVA MARCA TURÍSTICA
Vila Real de Santo António voltou a participar na BTL divulgando o que de melhor o Município tem para oferecer a quem o visita.
O concelho aposta na promoção da diversidade da sua oferta turística e fez a apresentação da nova marca da Eurocidade do Guadiana, que adota como denominação «A Fronteira Líquida», no passado dia 16 de março.
A iniciativa promocional foi criada no âmbito do projeto EuroGuadiana 2020 (POCTEP - Interreg 2014-2020) e apela não só às qualidades naturais e paisagísticas do território, mas também ao seu património cultural e à vasta oferta de atividades de lazer.
A BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa é a principal feira de turismo nacional. Promovida pela Fundação AIP e realizada pela FIL- Feira Internacional de Lisboa desde 1989, abrangeu os quatro pavilhões da FIL com uma grande variedade de empresas, desde entidades nacionais de promoção de turismo, empresas, associações, municípios, entidades ligadas à restauração e hotelaria, operadores e distribuidores turísticos e ainda agências de viagens.
Por: Filipe Vilhena