No dia 20 de novembro, realiza-se, o evento «Cachopo Natural», o qual visa promover o património cultural e natural de uma das mais tradicionais aldeias da serra algarvia.
Pretende-se com esta iniciativa partir à descoberta do mundo rural, dos usos e das práticas que passaram de geração em geração, da história, da arquitetura popular e dos genuínos sabores da serra.
 
O programa inclui diversas provas de trail, oficinas lúdicas, almoço e música, ou seja, um conjunto de atividades que proporcionará a observação de paisagens únicas e a prática desportiva essencial para a saúde e bem-estar.
 
Programa:
 
- TRAIL CACHOPO SOLIDÁRIO TrailRunning organizado pela Companhia Intervenção Proteção e Socorro 18 UEPS/GNR
 
 
- OFICINA Saúde é... MovIMento dinamizada pelo Curso de Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve.
 
- OFICINA DE COZINHA TRADICIONAL DO INTERIOR ALGARVIO dinamizada pela Escola de Hotelaria eTurismo de Vila Real de Santo António e cozinheiras da Freguesia de Cachopo.
 
- OFICINA DE ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTADO dinamizada pela Associação In Loco com a participação dos alunos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do algarve.
 
- OFICINA/ PASSEIO INTERPRETATIVO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL Circuito das Antas e Museus da Mealha dinamizada pela arqueóloga Vera Viegas com a participação dos alunos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.
 
- OFICINA COMO FUNCIONA UMA BANDA? POSSO TOCAR? (trompete, saxofone, piano, contrabaixo, bateria e voz) dinamizada pela Orquestra de Jazz do Algarve (https://fb.me/e/5OOQpOutt)
 
- CONCERTO "Sol de Inverno" com Ana Rita Inácio e o Sexteto da Orquestra de Jazz do Algarve +Cachopo Jazz´22.
 
O Cachopo Natural é uma organização da Junta de Freguesia de Cachopo e da Câmara Municipal de Tavira em parceria com Associação Recreativa da Freguesia de Cachopo-AFC, Companhia Intervenção Proteção e Socorro 18 UEPS/GNR, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo do Algarve e Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas), Orquestra de Jazz do Algarve, Centro Paroquial de Cachopo e Associação In Loco.