Na tarde do dia de ontem foi detido um cidadão português, de 22 anos, por roubos na via pública sob ameaça de arma branca.

A detenção ocorreu na sequência de uma operação policial desencadeada pela Esquadra de Investigação Criminal, com o apoio da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, da Divisão Policial de Portimão, numa residência localizada no centro da cidade para cumprimento de um Mandado de Busca Domiciliária e um Mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito, ambos emanados pelo Juiz de Instrução Criminal.

A Operação Policial foi o culminar de uma investigação relâmpago com vista a identificar o autor de uma vaga de assaltos a pessoas na via pública, sob ameaça de arma branca, que vinha a ocorrer naquela cidade.

De salientar que no decurso da ação policial o suspeito colocou-se em fuga pelos terraços de edifícios adjacentes, tendo sido capturado após lhe ter sido movida perseguição por efetivo do dispositivo.

O suspeito, com vasto leque de antecedentes criminais, encontrava-se em regime de liberdade condicional por ter cumprido parte de uma pena de 7 anos de prisão, devido a crimes de assalto à mão armada, o qual, ainda este ano, havia sido recapturado pela Esquadra de Investigação Criminal de Portimão por se encontrar em ausência ilegítima do Estabelecimento Prisional, na sequência de uma saída precária que lhe fora concedida quando ainda cumpria a referida pena.

Em resultado da busca domiciliária foram apreendidos 1 ciclomotor, 3 quadros de ciclomotor, 1 velocípede, 1 capacete, duas armas brancas (sendo uma delas dissimulada), 1 coluna de som e 16 doses de cocaína.

Em diligência complementares levadas a cabo na sequência da detenção foi ainda possível relacionar o suspeito à autoria de pelo menos 8 roubos praticados sob ameaça de arma branca e que ocorreram nas últimas duas semanas, cujas vítimas, eram escolhidas em razão da sua idade e especial vulnerabilidade.

O suspeito encontra-se detido nos quartos de detenção da PSP a aguardar apresentação a 1º Interrogatório judicial.

Deste modo, a PSP reitera que continuará atenta a este e outros fenómenos criminais da região no sentido de reforçar a tranquilidade pública dos habitantes e demais visitantes da região.

 

Por: PSP