O município de Lagoa inaugurou no passado dia 10 de julho um novo percurso pedestre de interpretação da Natureza: o Caminho dos Promontórios.

Na cerimónia de inauguração, descerraram a placa o vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação; o Capitão do Porto de Portimão, Comandante Ricardo Santos Arrabaça; e o arquiteto paisagista da autarquia, José Vieira.

José Vieira recordou que o Caminho dos Promontórios se estende ao longo de sete quilómetros e permitirá fazer o percurso entre a Praia do Molhe (Ferragudo) e a Praia do Paraíso (Carvoeiro), no sector poente do litoral do Concelho, passando por locais de rara beleza. O percurso encontra-se identificado com sinalética própria e zonas de paragem que permitem usufruir da magnífica paisagem deste percurso.

À comitiva, juntou-se o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, e a Diretora Regional de Cultura, Alexandra Gonçalves, para mais uma inauguração na mesma manhã: o restauro da Torre da Lapa, uma estrutura de vigilância costeira construída no século XVI e inserida no Caminho dos Promontórios.

Junto ao monumento, bem patrimonial referenciado, e que, segundo a Diretora Regional de Cultura do Algarve, “será brevemente classificado como imóvel de interesse nacional”, foi enterrada uma cápsula do tempo que guarda dados como a mensagem de inauguração (lida na ocasião pelo Vereador Jorge Pardal), o contrato da empreitada de conservação e restauro da Torre da Lapa, uma impressão da 1.ª página do jornal Sul Informação, bem como um artigo do mesmo sobre o tema, duas moedas de 2018 e uma foto instantânea dos autarcas no momento inaugural. Dentro da capsula foi ainda inserida uma USB com o time lapse “Consolidação da Torre da Lapa” e o documentário “A Torre de Atalaia de Vale de Lapa na Defesa da Costa Algarvia”, lançado online no momento por Francisco Martins (ver mais aqui). “Quando daqui a 100 anos abrirem isto, já não há computadores para abrir esta pen e ver o que está lá dentro”, gracejou Francisco Martins na altura.

 

Por: CM Lagoa