A proposta prevê a continuidade das medidas em vigor nas anteriores épocas desportivas, compreendendo apoios de natureza financeira e logística, que passam também pela ampliação e reabilitação de instalações desportivas, financiamento a projetos inovadores e patrocínios desportivos, que somados atingem a verba de 1.900.000,00€.
O PAD surge enquadrado nas estratégias da política desportiva municipal, mais especificamente no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Município de Lagos, e está assente em cinco medidas: Atividades Federativas e Associativas, Construção e Apetrechamento, Eventos, Inovação e Patrocínio Desportivo. Muitas têm sido as entidades desportivas, mas também atletas, que, ao longo dos últimos anos, têm merecido apoio por parte da autarquia para a realização das suas atividades e é com base nesse incentivo que o município continua a investir na área do Desporto.
O Programa de Apoio ao Desporto, aplica-se a associações desportivas sediadas no concelho de Lagos, e, outras entidades, desde que legalmente constituídas e com a sua situação contributiva (Fiscal e Segurança Social) atualizada, e, define as principais medidas e critérios de apoio da autarquia, ao movimento associativo do Concelho de Lagos, e a outras entidades que promovam o desporto.
Na época desportiva anterior, através da celebração de contratos-programa, inseridos no PAD, o município apoiou, um total de 43 entidades desportivas, das quais 37 coletivas e 6 individuais.
A Câmara pretende continuar a apoiar a organização de eventos desportivos de qualidade, que ajudam a promover as modalidades e o próprio concelho, como sendo o Torneio Internacional “Terras do Infante” (que integra uma etapa da Taça da Europa de Maratonas) em Patinagem de Velocidade; a prova do Campeonato Nacional de Xadrez (a realizar em novembro de 2024); o Torneio Internacional de Andebol “Costa Doiro”; a Volta ao Algarve em Bicicleta; o Rally Casinos do Algarve, a Baja de Lagos e a Regata dos Portos dos Descobrimentos – Lagos/Palos, entre outros.
As candidaturas dos agentes desportivos ao PAD 2024/2025 decorrem até final de outubro, na plataforma de associativismo criada para o efeito, sendo depois analisadas rigorosamente pelos serviços da autarquia para que se mantenha o apoio justo e inclusivo ao tecido associativo local.