PS Albufeira impede aumento de impostos com apoio de movimentos independentes.

O Partido Socialista Albufeira congratula-se com o recuo do executivo PSD, quanto à pretensão do aumento de impostos – IMI e Derrama – (num valor previsto de 7 Milhões de euros) que pretendiam incorporar no Orçamento para 2022, apresentado para a Assembleia Municipal realizada no dia 15 de dezembro, mas entretanto retirado da discussão.

Esta contestação iniciou-se com o voto contra do vereador do Partido Socialista, bem como da restante oposição, em deliberação ocorrida na última reunião do executivo camarário, continuada com a pressão e contestação dos próprios munícipes.

Conforme defendemos, nessa reunião, não é numa situação pandémica, da qual os munícipes e as empresas se procuram reerguer, que se impõe mais um sacrifício, atingindo todos de uma forma cega.

Por outro lado, defendemos, que apenas se podem pedir mais esforços aos munícipes, após se terem esgotado todas as alternativas no corte da despesa: A redução de desperdícios, a contenção nos gastos em atividades supérfluas, os ganhos de eficiência nos procedimentos camarários que geram receitas, tendo à cabeça a própria Divisão de obras, teriam de ser evidentes para a população, mas não se vislumbram.

Aumentar impostos é o caminho mais fácil para um executivo que vem demonstrando a incapacidade de controlar os gastos e despesas da autarquia, de gestão eficaz quando os recursos são mais parcos e de antecipar cenários. Isto é, mostra ser incapaz de fazer aquilo que os munícipes fazem todos os dias com os seus próprios orçamentos.

Instamos o executivo, a fazer as obras necessárias nas diversas freguesias, apesar da contenção necessária, mas sem se excusar no argumento fácil da falta de dinheiro.

O Partido Socialista continuará a defender o interesse dos munícipes, cumprindo o seu programa, resistindo a pressões, pautado pelo superior interesse e defesa das gentes de Albufeira e do seu erário público, cumprindo o mandato que lhe foi confiado nos diversos órgãos autárquicos. "

 

Por: PS Albufeira