casadacidadania.pt

A Câmara Municipal de Lagoa, no âmbito do projeto Casa da Cidadania, criou a plataforma digital casadacidadania.pt, que começará a estar disponível para consulta a partir de hoje, dia 25 de Abril.

Com este ato, o Município de Lagoa associa a Casa da Cidadania a uma data fundamental na criação do Portugal Democrático e do Poder Local, esteios deste projeto em implantação, assim como à elevação de Lagoa a cidade, sem esquecer os 200 anos que passam sobre a Constituição de 1820.

Para além de divulgar o projeto de museografia, de cidadania e de cultura política em implantação em Lagoa, com esta plataforma pretende-se partilhar a História dos Movimentos Sociais no Sul de Portugal.

Recupera-se, assim, uma história de luta pela Liberdade, pela Igualdade e pela Dignidade, na qual Lagoa, pela mão dos naturais, tem lugar próprio.

Este projeto assume ainda mais relevância neste momento, porque é nos momentos trágicos que a Humanidade e os seus Valores se devem fortalecer.

Participam neste projeto historiadores e antropólogos, que em articulação com os técnicos da Autarquia, têm vindo a reunir informação sobre História Cultural da Política desde a fundação do Concelho de Lagoa, em 1773, aos dias de hoje, cruzando a política local com a política regional e nacional.

Recorde-se que a Casa da Cidadania será instalada no edifício dos antigos Paços do Concelho, obra de 1860 que aproveitou parte da estrutura da extinta ermida de N.ª Sr.ª de ao Pé da Cruz, construída no último quartel do séc. XVII e que após o terramoto de 1755 chegou a servir de matriz de Lagoa.

Esta plataforma digital é um trabalho em curso, que em articulação com a página no Facebook, se irá constantemente enriquecendo com informação.

Recorde-se que em janeiro passado, no âmbito deste projeto, realizaram-se os Política&Imagem – encontros internacionais da Política e da Imagem, que contaram com a presença e o apoio da Srª. Ministra da Cultura, Graça da Fonseca.