O associativismo desportivo, com destaque para o trabalho desenvolvido na componente da formação, é o grande beneficiário deste programa.
No âmbito da “Medida 1 – Atividade Regular Federada” a verba mais expressiva vai para a cedência gratuita de instalações desportivas, que representam um encargo de 484 mil euros para o município, e o reembolso das mensalidades pagas pelos atletas beneficiários de escalão 1 e 2 de abono de família, que atinge um valor previsto de 68 mil euros. Já no capítulo da “Medida 2 – Apoio à Modernização e Autonomia Associativa” 300 mil euros estão destinados à construção, ampliação, reabilitação e apetrechamento de instalações, desportivas.
A Câmara pretende continuar a apoiar a organização de eventos desportivos (Medida 3) que ajudam a promover as modalidades e o próprio concelho, dedicando-lhes uma verba de 200 mil euros. A dinamização de projetos inovadores envolvendo a comunidade (Medida 4), onde se prevê aplicar 10 mil euros, e a Medida 5, que consiste no patrocínio desportivo individual (a atletas) e coletivo (a clubes), dotada de um orçamento de 100 mil euros, completam o quadro de apoios financeiros para a presente época.
Com base na avaliação da época anterior, efetuada com o envolvimento e participação dos clubes desportivos do concelho, o município decidiu reforçar, entre outras, as verbas destinadas ao reembolso das mensalidades da prática desportiva e à compensação dos coordenadores técnicos dos clubes, diferenciando o montante do apoio em função do nível de qualificação de cada profissional.