Teve início hoje, e decorrerá até dia 27 de fevereiro, na Quinta Pedagógica de Silves a II Semana da Proteção Civil. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Silves, numa ação conjunta entre o seu Serviço Municipal de Proteção Civil Silves e o sector de Educação, e é dirigida à comunidade escolar do concelho. São entidades parceiras desta iniciativa: a GNR, a Cruz Vermelha e as corporações dos Bombeiros Voluntários de Silves e de SB Messines.

Assim, e durante uma semana, serão realizadas breves apresentações dinamizadas pelos diversos agentes proteção civil presentes, sendo que o Município disponibilizará diariamente autocarros para cerca de uma centena de alunos do concelho, divididos entre as escolas EB1 e EB2,3.

No espaço estarão expostos diversos meios operacionais com demonstrações de temáticas de intervenção em contexto real, assim como equipamentos de proteção individual com o qual os alunos poderão interagir, conhecendo, simultaneamente, um pouco mais sobre os agentes proteção civil presentes.

Com o intuito de sensibilizar as crianças para o risco associado à utilização dos parques infantis, será realizado, na manhã do dia de encerramento, um simulacro de acidente no parque infantil. O mesmo consistirá numa queda em altura de duas crianças durante uma brincadeira comum, resultando dois feridos graves, um com possíveis traumas ao nível de um membro inferior e craniano encefálico e outro com possíveis traumas ao nível da coluna cervical.

No final será realizado um Debriefing onde cada um dos agentes fará uma breve descrição da sua intervenção.

Relembre-se que no próximo dia 1 de março se assinala o Dia da Proteção Civil, efeméride cuja temática deste ano é "“ A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes".

 

Breve explicação da intervenção dos agentes presentes:

Serviço Proteção Civil e Florestas Silves: Dinamizará diariamente o espaço realizando uma breve introdução às temáticas apresentadas assim como uma breve descrição sobre a resiliência e a importância nas comunidades, indo desta forma ao encontro da temática escolhida pela ANPC para as comemorações do dia da Proteção Civil (1 de março).

Equipas de Sapadores Florestais Silves: Pertencendo ao SPCF estarão presentes com dois veículos e todo o equipamento de trabalho realizando uma apresentação sobre comportamentos de risco na floresta e a sua missão.

GNR: A GNR estará presente diariamente com a escola segura, reservando-se um dia onde a temática principal se prenderá com a missão da GNR que reforçará a sua presença com algumas valências como, equipa cinotécnica, equipa com equídeos e equipa do GIPS.

Cruz Vermelha: A Cruz Vermelha apresentará uma exposição de equipamento operacional, dispondo de uma tenda de campanha devidamente equipada, realizando uma apresentação didática sobre conceitos básicos primeiros socorros.

 BV-Silves: A corporação dos BV de Silves estará presente com uma exposição de equipamento e um veículo operacional (VFCI) com a referida equipa. Sendo estes elementos formadores de agentes extintores irão desenvolver a temática abordando a importância da sua correta utilização em incêndios urbanos. Diariamente será realizada uma demonstração operacional com fogo real.

BV- Messines: A corporação dos BV de SB Messines participará com uma exposição de equipamento e um veículo operacional (VFCI), sendo efetuada uma apresentação do diverso equipamento de combate a incêndios florestais, abordado assim a missão dos bombeiros nos incêndios florestais.

 

Por: CM Silves