SELEÇÕES NACIONAIS COMEÇAM AMANHÃ PRIMEIRA DIVISÃO

Parece que foi ontem que Portugal se sagrou campeão europeu da segunda divisão masculina, tanto em sub-18, como no escalão principal. Um feito que talvez não mais seja igualado.

Mas a verdade é que já passou um ano e é amanhã que as duas seleções nacionais masculinas iniciam a participação na primeira divisão dos dois campeonatos da Europa, em França e na Áustria.

Na FPG-TV (https://www.youtube.com/channel/UCQ7cm3bY2rMAM4kROAPeBZg) há entrevistas com os jogadores e o selecionador nacional, Nuno Campino, onde poderá constatar-se que o objetivo principal em ambas as competições será a manutenção na primeira divisão, embora haja o sonho de poder-se entrar no 1º Grupo (1º ‘flight’).

No Golf de Chantilly, nos arredores de Paris, a equipa principal irá disputar o European Amateur Team Championship com a elite do golfe amador masculino: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Escócia (campeã em título), Espanha, Suécia e Suíça.

O Campeonato da Europa Masculino por Equipas será jogado no percurso Vineuil, um dos dois campos de 18 buracos do Golf de Chantilly, um clube inaugurado em 1908, que já foi palco do prestigiado Open de França.

Portugal estará representado pelos técnicos Nuno Campino e José Pedro Almeida e pelos jogadores Tomás Silva, Vítor Lopes, Tomás Bessa, Francisco Oliveira, Afonso Girão e João Girão.

Amanhã e na quarta-feira o torneio joga-se em stroke play, 18 buracos por dia, para apurar as 8 equipas que ficam no 1º Grupo (o que luta pelo título) e as 8 que são relegadas para o 2º Grupo (que jogam para não descer à segunda divisão).

Nessa primeira fase por pancadas, são aproveitados os cinco melhores resultados de cada dia entre os seis jogadores de cada equipa.

De quinta-feira a sábado, passa-se para a segunda fase, em match play (confronto direto), com as seleções a medirem forças entre si, em duelos de singulares e pares (‘foursomes’).

A última vez que Portugal participou na primeira divisão foi na Finlândia, em 2014, tendo terminado no 15º e penúltimo lugar, daí ter disputado a segunda divisão em 2015.

O formato de competição e as datas são semelhante para o Campeonato da Europa Masculino por Equipas de sub-18, que se realiza no Diamond Country Club, nos arredores de Viena, onde há três semanas se desenrolou o Lyoness Open do European Tour.

Para além de Portugal, o European Boys’ Team Championship/Jean-Louis Dupont Trophy/Lignum Tee apresenta ainda as equipas de Áustria, Alemanha (campeã), Suécia, Noruega, Holanda, Inglaterra, Escócia, Dinamarca, Itália, República Checa, França, Finlândia, País de Gales e Eslovénia.

A comitiva nacional é liderada pelos técnicos David Moura e Gonçalo Castanho, e é constituída pelos jogadores Pedro Lencart, Vasco Alves, Carlos Laranja, António Teixeira, João Maria Pontes e Gonçalo Teodoro.

A última participação de Portugal na primeira divisão do Europeu de sub-18 deu-se em 2011 na República Checa, tendo descido de divisão depois de um 19º lugar entre 20 nações.

 

Por FPG