Segundo informação da Fundação EDP, este evento «não terá lugar. Toda a informação sobre o projeto “Arte Pública Fundação EDP” será disponibilizada oportunamente.»

 


13-07-2016  11:20

15 de julho | 11h00 | Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines - Silves

 

Decorre no próximo dia 15 de julho, em São Bartolomeu de Messines, a Cerimónia de Lançamento do programa «Arte Pública Fundação EDP», projeto que pretende levar a arte pública a meios rurais, usando a intervenção artística como instrumento de inclusão social, numa iniciativa de âmbito nacional orientada para territórios de baixa densidade populacional.

Democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público são alguns dos principais objetivos desta iniciativa.

O projeto prevê intervenções em diferentes zonas do País, em parceria com instituições e coletividades locais ligadas às artes. Em termos de dispersão geográfica o projeto estará presente em Trás-os-Montes (localidades de Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mogadouro) no Ribatejo (Marmeleira, Assentiz e Salinas), no Alentejo (Ouguela, Campo Maior e Degolados), e no Algarve (Vila do Bispo, Barão de S. João, Mexilhoeira, Messines, Alte e Alportel).

Cristina Mateus, Fernando José Pereira, Gabriela Vaz Pinheiro, João Seguro, Luis Silveirinha, Manuel João Vieira, Vhils, Xana, André Clérigo, FAHR 021.3, Jorge Pereira, Mar, Mariana a Miserável, Menau, Miguel Schreck, Nada, Nuno Pimenta, Orphão, Padure, Pedro Almeida, R2 Design, Ricardo Brás dos Santos, Sofia Borges, Susana Gaudêncio, Tiago Batista e os Alunos do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, Faculdade de Belas Artes do Porto, são os artistas envolvidos neste projeto.

A Cerimónia de lançamento contará com a presença de Miguel Coutinho (administrador e diretor geral da Fundação EDP) e João Pinharanda (curador do projeto).

 

Por LAC