No programa eleitoral que o PSD está a distribuir no Algarve pode ler-se que “a eletrificação da linha ferroviária no Algarve é um investimento a ponderar”, ora a eletrificação da linha de caminho de ferro, entre Lagos e Tunes já está em concurso e o troço entre Faro e Vila Real de Santo António já foi mesmo adjudicado.
O acto de consignação foi assinado no dia dois de novembro de 2021 na estação da CP de Vila Real de Santo António pelo que o candidato do PSD não pode alegar desconhecer.
Se para os candidatos do PSD Algarve a eletrificação da linha de caminho de ferro é um investimento ainda a ponderar é porque se preparam para recuar e suspender as obras de eletrificação da ferrovia do Algarve como antes suspenderam as obras de requalificação da EN 125.
O cabeça de lista do PSD parece querer repetir com a ferrovia o que fez quando em 2011 era presidente do PSD Algarve e a direita parou as obras da EN 125.
Já vimos este filme no passado. Um filme que mantém até hoje as obras da EN 125 entre Olhão e Vila Real de Santo António paradas e com um pedido de indemnização de 400 milhões de euros ao Estado português. Não podemos deixar que o mesmo se repita agora com a eletrificação da ferrovia.
Os algarvios sabem que podem contar com o Partido Socialista para concluir a eletrificação da linha de caminho de ferro do Algarve e dessa forma podermos introduzir novas composições elétricas, mais modernas, com mais conforto e mais amigas do ambiente.
Os deputados do PS assumem ainda o compromisso de criar um metro ligeiro de superfície que interligue Olhão, Faro, o Aeroporto, a Universidade, o futuro hospital central no Parque das Cidades e Loulé e de avançar com o estudo de viabilidade da ligação ferroviária com a Andaluzia.
Só a vitória do Partido Socialista garante a concretização da eletrificação da linha de caminho de Ferro do Algarve.
Por: PS Algarve